• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

terras chanfana btl

Concelho deu a conhecer as suas potencialidades turísticas

O Município de Vila Nova de Poiares esteve em destaque ontem na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre na FIL, até ao próximo domingo, através do stand das Terras da Chanfana, marca criada pelos quatro concelhos que formam a associação de municípios DUECEIRA, Vila Nova de Poiares, Lousã, Miranda e Penela.

Esta presença decorre da vitória alcançada no concurso 7 Maravilhas à Mesa, onde a Mesa das Terras da Chanfana foi uma das vencedoras, e da estratégia integrada de promoção dos quatro territórios que compõem esta associação.

Assim, Vila Nova de Poiares pôde promover o que de melhor tem para oferecer no âmbito do turismo, em particular no âmbito da gastronomia, natureza, cultura e desportos de aventura. Para tal, marcaram presença ao longo de todo o dia uma série de entidades parceiras, nomeadamente a Confraria da Chanfana, Companhia de Teatro Experimental de Poiares, Capitão Dureza (cuja base operacional é nas margens do rio Mondego no Louredo Natura Parque), e Associação Recreativa de São Miguel.

O grande destaque foi naturalmente a gastronomia, em particular o seu ex-libris, a Chanfana, e a doçaria representada pelo Poiarito. Mas também o desporto e a natureza foram alvo de uma atenção cuidada, através da apresentação do vídeo do Poiares Trail 2019, prova que decorreu em fevereiro e que permitiu aos mais de 1.700 participantes apreciarem locais de rara beleza, em particular a Ribeira de Poiares.

Para o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, esta «é uma enorme oportunidade para Vila Nova de Poiares se promover num certame referência em matéria de turismo, numa estratégia integrada e com o objetivo comum de divulgação de todo um território que abarca os quatro municípios que compõem a DUECEIRA, associação que liderou a candidatura vencedora das Terras da Chanfana às 7 Maravilhas à Mesa»

Refira-se que entre as presenças no stand das Terras da Chanfana, nomeadamente profissionais ligados ao setor do turismo, estiveram ainda o apresentador e ator Fernando Mendes, diversas figuras do governo como é o caso do Ministro Adjunto e da Economia Siza Vieira, dos Secretários de Estado Carlos Miguel (Autarquias Locais), Miguel João de Freitas (Florestas e Desenvolvimento Rural), José Artur Neves (Proteção Civil) e Ana Godinho (Turismo), a Presidente da CCDR-C, Ana Abrunhosa, e Pedro Machado, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro, e que tiveram a oportunidade de conhecer as potencialidades deste Concelho.

«Obviamente que o grande destaque vai para a gastronomia, a Chanfana, mas também outro tipo de oferta de produtos muito mais vasto, que em Vila Nova de Poiares incluem a natureza, e da qual são indissociáveis os rios Alva e Mondego, a cultura e os desportos de aventura», referiu ainda João Miguel Henriques.