• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

apresentacao btl olavo bilac

Promoção do Concelho decorreu no espaço da Comunidade Intermunicipal – Região de Coimbra

O espaço da Comunidade Intermunicipal – Região de Coimbra (CIM – RC) na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre na FIL até ao próximo domingo foi o palco escolhido pelo Município de Vila Nova de Poiares para dar a conhecer o calendário de alguns dos eventos marcados para o ano de 2019 no Concelho.

A apresentação iniciou com uma representação histórica preconizada pela Companhia de Teatro Experimental de Poiares, em que a Rainha Dª. Maria II deu conta do seu conhecimento aprofundado da realidade do Concelho, em associação com o novo produto turístico da CIM – RC, “Mulheres e Lugares”, e no qual a ‘figura’ escolhida para representar Vila Nova de Poiares, surge numa clara alusão ao facto de ter sido no seu reinado que, em 1836, foi por Decreto-Real constituído o Concelho.

O primeiro evento a ser apresentado foi o “Mercado Antigo”, que vai ter a sua sexta edição nos dias 15 e 16 de junho, e que pretende recriar um dos grandes fatores que contribuiu para o crescimento de Vila Nova de Poiares no século XIX, o mercado semanal que decorria em Santo André de Poyares, atual sede de Concelho.

Trata-se de uma reconstituição do Grupo Folclórico e Etnográfico do Município de Vila Nova de Poiares, e que este ano terá como tema os ‘anos 20’, como revelado pela diretora técnica, Maria do Carmo Baixinho, que, adiantou, «terá produtos tradicionais para venda, com especial destaque para o artesanato do Concelho, a que se juntam também jogos tradicionais, pregões e ainda o Festival de Folclore. Como habitualmente, as tasquinhas terão na ementa os produtos que deram fama a Poiares, em particular o ex-libris da gastronomia poiarense, a Chanfana».

 

Poyares Rotações a 8, 9 e 10 de junho

De seguida, o destaque foi para o Poyares Rotações Motorshow, evento bienal que reúne no Concelho os aficionados do mundo dos automóveis, que decorrerá entre nos dias 8, 9 e 10 de junho, e que retrata a grande tradição que Vila Nova de Poiares tem no desporto motorizado, em particular nos ralis.

A apresentação do Poyares Rotações esteve a cargo de José Manuel Henriques, presidente da associação com o mesmo nome e que organiza este evento, referindo algumas das novidades, nomeadamente «a prova de slalom que contará para o campeonato da especialidade, no dia 9 de junho, bem como a intenção de criar nas imediações do evento um pequeno troço para rali, onde os visitantes podem realizar ‘co-drives’. Paralelamente, teremos a apresentação da secção de clássicos e históricos, de veículos superdesportivos e o motorshow, espaço onde os pilotos poderão exibir as suas habilidades e que todos os anos reúne milhares de espetadores», referiu.

Ainda na área do desporto motorizado, destaque também para a Corrida dos Campeões, evento que terá lugar a 16 de junho, e que decorrerá no Kartódromo de Vila Nova de Poiares, estrutura ímpar na região e que contribui para a promoção do desporto motorizado.

 

Poiartes 2019 apresentou cartaz de espetáculos

Como não podia deixar de ser a Poiartes 2019 – Mostra de Artesanato, Mostra de Gastronomia foi também apresentada nesta sessão, ou não fosse o maior evento realizado no concelho, aproveitando o momento para divulgar em primeira-mão o cartaz de espetáculos musicais deste certame, que decorre de 5 a 9 de setembro e que terá como ‘cabeças de cartaz’ nomes bem conhecidos do público, como Olavo Bilac, Anselmo Ralph, Dj Wilson Honrado e Bárbara Bandeira, entre outras atrações que mais tarde serão divulgadas e que contribuirão para enriquecer ainda mais a lista de atrativos desta Feira.

A apresentação foi feita pelo técnico da área da cultura, Gabriel de Matos, juntamente com o responsável da produtora de espetáculos Malpevent, Marco Polónio, aos quais se juntou o próprio Olavo Bilac, que fez questão de estar presente nesta sessão.

Estão reunidos todos os ingredientes para que este seja um ano ainda mais excecional em termos turísticos no concelho e, pegando no ‘slogan’ do Turismo do Centro de Portugal: “Um dia é bom, dois é ótimo, três nunca é demais”, ao qual acrescentamos que, em Vila Nova de Poiares, o quarto será inesquecível!