• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

dia arvores 1

Iniciativa do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares em parceria com o Município

O Município de Vila Nova de Poiares promoveu um conjunto de iniciativas para assinalar o Dia Mundial da Árvore e sensibilizar a população, principalmente os mais jovens, para a importância da preservação das árvores e da floresta, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, quer como da própria qualidade de vida das pessoas.

Com a parceria do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, foram elaborados “balões” de diálogo, pelos alunos da escola EB 2,3 /S Dr. Daniel de Matos, os quais foram depois colocados nas árvores do Jardim do Largo da República e no Jardim de Santo André contendo mensagens e ‘recados’ que as árvores, se pudessem falar, diriam à população, pedindo para as protegermos e cuidarmos bem desse grande património que é a floresta.

No âmbito destas comemorações foi ainda inaugurada a exposição “Floresta, Um Património a Descobrir”, em colaboração com o CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo, e que vai estar patente no CCP – Centro Cultural de Poiares até 18 de abril.

Também o ensino pré-escolar se associou a esta iniciativa, com os alunos do jardim de infância do CBEISA que visitaram a exposição e os ‘recados’ elaborados pelos ‘colegas’ mais velhos denotando já um interesse pelos temas do ambiente e da preservação da floresta e das árvores.

Para o Município esta é uma temática «extremamente importante e à qual temos vindo a dedicar a nossa atenção, alertando e sensibilizando a população em geral, mas sobretudo as camadas mais jovens, entendendo que quanto mais cedo se começar a interiorizar estes valores, ‘mais frutos’ se colhem, na construção de cidadãos mais preocupados e mais ativos na defesa da floresta e do meio-ambiente», afirmou o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques.

dia arvores 2