• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

educacao parental

Ação decorreu ao longo de 14 semanas dirigida aos pais e encarregados de educação dos alunos do 1º ciclo

O Município de Vila Nova de Poiares terminou em abril o Programa de Educação Parental, dirigido a pais/encarregados de educação, cujos educandos se encontrassem a frequentar o 1º ciclo.

O objetivo deste Programa de Educação Parental foi dotar os pais/encarregados de educação de estratégias e ferramentas que lhes permitam lidar com os desafios mais prementes da parentalidade que, nos dias de hoje, são cada vez mais complexos.

Ao fim de 14 sessões semanais de formação, o balanço foi extremamente positivo com uma adesão de pais e encarregados de educação que faz denotar um crescente interesse e empenho na aquisição de competências que permitam ajudar no acompanhamento dos seus educandos.

A crescente adesão ao programa e o interesse demonstrado motivará seguramente uma aposta numa segunda edição deste projeto, cuja decisão está, no entanto, ainda em avaliação.

Para o Município, este programa é reflexo também do trabalho de parceiros com responsabilidade na educação no concelho, nomeadamente a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas, que apostam na disponibilização de meios e recursos para melhorar as dinâmicas familiares e parentais, com vista a uma promoção cada vez maior do sucesso escolar das crianças e jovens.

Refira-se que além de ser uma das apostas da politica educativa deste Executivo, esta ação insere-se no trabalho desenvolvido a nível intermunicipal, através do programa "Realiza-te”, promovido em parceria com a CIM-Região de Coimbra e co-financiado pelos fundos estruturais europeus, no âmbito do Plano Inovador de Combate ao Abandono e Insucesso Escolar.