Projeto desenvolve atividades nas áreas de expressão físico-motora, expressão musical, TIC’s e Hora do Conto
As crianças do ensino pré-escolar do concelho apresentaram a “Festa das Artes”, mostrando assim o resultado das atividades desenvolvidas ao longo do ano no âmbito do Projeto “Estimulus” em áreas como a expressão físico-motora, expressão musical, TIC’s e Hora do Conto.
Para o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, «é fundamental trabalhar desde pequeno estas competências, de forma a poder potenciar um crescimento mais saudável e harmonioso nas crianças», acrescentando que «é uma componente muito importante das nossas políticas educativas, potenciando o sucesso escolar e um desenvolvimento mais integrado e inclusivo dos alunos».
Desenvolvido pelos recursos humanos do Município, o Projeto Estimulus nasceu da necessidade de se estimular, nas crianças do ensino pré-escolar, a aquisição de competências essenciais à realização de um percurso escolar de sucesso, trabalhando nas áreas em que são manifestadas maiores dificuldades por parte das crianças e, desta forma, conseguir melhores resultados de aprendizagem.
Considerando que a expressão dramática permite desenvolver competências como a espontaneidade, a desinibição, a concentração, o trabalho em grupo, a improvisação e a imaginação, a Câmara Municipal estabeleceu um protocolo com a CTEP para dinamizar quinzenalmente atividades neste âmbito e acrescer ao projeto já existente e que, tem dado frutos da sua aplicação.
A festa das artes é assim o reflexo do trabalho desenvolvido ao longo do ano, resultando numa apresentação teatral e musical com grande participação e empenho de toda a comunidade educativa.