Cerimónia de Plantação e Rega da Oliveira SNS decorreu no Centro de Saúde
O Município de Vila Nova de Poiares e a Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (LAHUC) comemoraram, nesta segunda-feira, o 40º aniversário do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com a plantação e rega da “Oliveira SNS” e o descerramento de uma placa alusiva ao momento.
A cerimónia teve lugar no Centro de Saúde de Vila Nova de Poiares, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, da Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, da Presidente da Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, Isabel Garcia e do Coordenador do Observatório de Saúde António Arnaut, Américo Figueiredo.
Para o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, «um ano depois da morte de António Arnaut e, em plena comemoração dos 40 anos do SNS, a plantação desta árvore tem uma forte simbologia ao assinalar a importância deste serviço público para as populações, sobretudo as mais carenciadas, ao mesmo tempo que também presta tributo ao “Pai do SNS”».
O mesmo responsável sublinhou ainda o papel preponderante de Arnaut «no acesso à saúde igual para todos», que se afirmou como uma das grandes conquistas democráticas no período pós 25 de abril.
A responsável da LAHUC, dra. Isabel Garcia, lembrou a origem da iniciativa, há 10 anos atrás, com a presença do próprio Dr. António Arnaut, e a sua simbologia, com base «na terra, no povo e na simplicidade», valores bem enraizados no próprio modo de vida do pai do SNS.
Presente esteve também o coordenador do Observatório de Saúde António Arnaut, Américo Figueiredo, que sublinhou a importância da «intervenção ativa dos cidadãos na defesa e preservação dos valores dos serviços públicos de saúde, que têm um papel decisivo na discussão do futuro legal do próprio sistema de saúde», de forma a «conseguir manter um SNS com capacidade de dar uma resposta eficaz às necessidades das populações».
A presidente da ARS Centro, Dra Rosa Reis Marques, também marcou presença nesta iniciativa, recordando que «celebrar o SNS é também celebrar o próprio desenvolvimento dos cidadãos e o desenvolvimento económico e social do país», enfatizando ainda a importância do poder autárquico neste processo e, sobretudo «na prossecução do objetivo de que o SNS possa continuar a ser uma trave-mestra e um autêntico pilar no desenvolvimento democrático do país».
Refira-se que, além da plantação e rega da “Oliveira SNS” a cerimónia simbólica contou ainda com uns momentos de declamação de poemas do próprio António Arnaut, pela voz do eng. Celestino Quaresma e também do próprio presidente da Câmara Municipal.
Veja AQUI as fotos do evento.