Galardão reconhece boas práticas ambientais desenvolvidas ao longo do ano
O Centro Escolar de S.Miguel foi o primeiro a hastear a bandeira, mas o galardão foi atribuído a todas as escolas do concelho, confirmando assim o estatuto de um verdadeiro 'Eco-Agrupamento'.
A atribuição da Bandeira Verde Eco-Escolas é, pois, um dos vários prémios com que as escolas podem ser contempladas e que representa o culminar do trabalho anual, reconhecendo a existência de uma/várias escolas com trabalho de qualidade na área do ambiente, através de um símbolo mundialmente reconhecido.
Em Vila Nova de Poiares não foi apenas uma escola, mas todas as escolas do agrupamento, tendo a primeira cerimónia de hasteamento da bandeira decorrido no Centro Escolar de S.Miguel, a que se seguirão os outros centros escolares e a escola EB 2,3 /s Dr. Daniel de Matos.
Para o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, a atribuição da bandeira verde Eco-Escolas representa «não só o reconhecimento das boas práticas desenvolvidas, como também a responsabilidade de, cada vez mais, pugnarmos pela criação de cidadãos responsáveis, com comportamentos que defendam o bem-estar ambiental e a conservação da natureza».
O mesmo responsável sublinhou ainda a importância do envolvimento dos jovens neste esforço coletivo, já que «eles serão os adultos do amanhã», afirmou, reforçando «o papel fundamental que eles desempenham junto das suas famílias, como agentes de mudança de hábitos e comportamentos e veículos primordiais na generalização de práticas de defesa do meio-ambiente», para que em conjunto «todos possamos defender esta casa maravilhosa em que vivemos, o nosso planeta», concluiu.
Refira-se que o Programa Eco-Escolas é uma iniciativa de âmbito internacional da Foundation for Environmental Education (FEE), que tem como principal objetivo promover uma cidadania ativa e participativa encorajando ações e premiando o trabalho de qualidade desenvolvido por cada escola em benefício do ambiente/sustentabilidade.