Prémio recebido pelo terceiro ano consecutivo
Vila Nova de Poiares foi distinguido pelo terceiro ano consecutivo, como “Município Amigo do Desporto, numa cerimónia que decorreu no Funchal, no âmbito no XX Congresso Nacional de Gestão do Desporto.
O galardão, apresentado na reunião da Câmara Municipal, foi atribuído pela Empresa Cidade Social em parceria com a Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (APOGESD), e avalizado pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, num prémio que visa distinguir anualmente os municípios que desenvolvem uma política de apoio ao desporto de excelência.
Para o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, «é o reconhecimento nacional do bom trabalho desempenhado pelo Município de Vila Nova de Poiares na área do Desporto, a que não é alheio certamente a grande quantidade de eventos de enorme relevância nacional e internacional que temos sido capazes de acolher no nosso território».
João Miguel Henriques dá alguns exemplos como o POIARES TRAIL, que ano após ano tem aumentado o numero de participantes, sendo que em 2019 atingiu a fasquia dos 1500 participantes, mas também um conjunto de outras organizações de várias modalidades, desde o futebol, judo, karaté, patinagem artística, pesca desportiva, sem esquecer o desporto automóvel cuja implantação neste concelho é já uma tradição antiga, com eventos de referência como o Poiares Rotações Motorshow, o Rally de Poiares e Poiares Off-Road, que atraem milhares de aficionados ao concelho.
O desporto e a prática de atividade física tem sido uma das grandes apostas deste Excutivo, com uma «dinamização constante de atividades, para além do apoio às associações concelhias que, nesta matéria têm demonstrado grande capacidade organizativa, promovendo um conjunto de eventos, muitos deles de caráter nacional e internacional», conforme referiu o Presidente da Câmara Municipal.
Além das organizações destaca-se também o investimento que o município tem vindo a realizar na manutenção e requalificação dos equipamentos desportivos do concelho, fundamentais para o acolhimento de diferentes provas, campeonatos e troféus, com reconhecidos níveis de excelência e qualidade.
Refira-se que na atribuição da distinção foram tidas em conta cerca de uma dezena de áreas de análise: organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação. Para além disto, são também considerados aspetos relativos à gestão do desporto, mais concretamente ligados ao modelo de gestão implementado e os seus resultados, o desenvolvimento de uma atitude sustentável através do desporto, a abordagem solidária e inclusiva através do desporto e a excelência e abrangência dos modelos de intervenção.