JovensAutarcas2020

jovem Presidente Iara Costa e vereadoras Bárbara Pinto e Beatriz Silva

O primeiro mandato do Programa Jovens Autarcas chegou ao fim e o novo executivo constituído exclusivamente por elementos femininos já foi empossado.

A tomada de posse, que decorreu durante a última reunião da Câmara Municipal, oficializou o segundo mandato deste programa, tendo a jovem presidente cessante Fátima Cardoso empossado como jovem presidente: Iara Costa, e como jovens vereadoras: Bárbara Pinto e Beatriz Silva.

«É um projeto verdadeiramente inovador e que aproxima as novas gerações da administração da ‘coisa pública’», explicou o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, destacando «o grande envolvimento dos jovens nesta causa, que assumiram de forma muito séria e empenhada, sendo capazes de apresentar os seus projetos e mobilizar os seus pares para participarem neste projeto».

O curto tempo de mandato (um ano) não facilita a execução de muitos projetos, mas representa um desafio aos jovens para sistematizarem as suas ideias e tomarem contacto com as dificuldades de implementação dos projetos. «É importante que, desde cedo, comecem a perceber como funcionam os processos administrativos, e que há regras a cumprir, e que nem sempre as coisas são tão simples de concretizar como podem parecer», referiu.

«Este é um processo de participação democrática muito importante, sobretudo nestas faixas etárias, cujas opiniões, ideias e perspetivas de futuro são muito importantes para nós», referiu João Miguel Henriques, para quem este programa vem «permitir aos jovens poiarenses uma maior capacidade de participação ativa nas decisões do seu concelho», ao mesmo tempo que lhes coloca o desafio de «representarem o papel de porta-voz dos seus pares, sendo corresponsáveis pela gestão de um orçamento que lhe é atribuído, e procurando concretizar os projetos que idealizaram e apresentaram no seu manifesto eleitoral».

Refira-se que este processo replica o próprio processo eleitoral autárquico, com os candidatos a apresentarem-se a eleições, desenvolvendo os seus programas eleitorais e gerindo as suas próprias campanhas, com o apoio do Município, concorrendo ao cargo de ‘jovem presidente’ e assim experimentar o que é ser 'Presidente'.
Nos termos do regulamento deste programa, ao executivo eleito será atribuído pela Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares um montante de 10 mil euros, que se destina à concretização do programa e propostas definidas pelo executivo “Jovens Autarcas”, com base nos programas eleitorais apresentados.

Recorde-se que, o mandato tem a duração de um ano, havendo também limitação de mandatos a dois anos consecutivos no caso do “Jovem Presidente” não podendo voltar a candidatar-se no ano seguinte.