• Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

capa video estreia

Iniciativa integrada no projeto europeu Bom Dia Cerâmica 2020

O Município de Vila Nova de Poiares estreia amanhã, quinta-feira pelas 18h00, o documentário em vídeo “Barro Preto, Cultura e Tradição”, na sua página oficial de facebook.

Para o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, «esta iniciativa pretende ser um tributo a todos aqueles que ao longo do tempo têm contribuído para a preservação deste património cultural do nosso Concelho, em particular o seu artesanato, cuja diversidade e riqueza granjearam prestígio e notoriedade por todo o país».

De acordo com João Miguel Henriques, «a defesa do património cultural e preservação das traições são elementos-chave na construção de uma identidade coletiva e no reforço do sentimento de pertença a uma comunidade e um povo», fatores que acabam por «fortalecer as raízes culturais e a coesão social, determinantes para que as comunidades permaneçam unidas e consigam ultrapassar os momentos difíceis da sua história», afirmou.

“Barro Preto, Cultura e Tradição” é também a forma encontrada pela Autarquia para participar na iniciativa europeia “Bom Dia Cerâmica 2020”. Este evento organizado pela rede europeia de cidades e vilas de cerâmica, entre as quais as Vila Nova de Poiares, teve que ser reformulado em virtude da realidade atual, pelo que a celebração desta arte e profissão será feita através das plataformas digitais

Com a duração de 16 minutos o documentário pretende evidenciar a importância desta arte tradicional presente nestes territórios desde há séculos. Era vendido nos mercados vizinhos a feirantes que os levavam para sítios mais longínquos. Este foi o sustento de muitas famílias durante largas décadas, senão séculos e talvez a gastronomia seja a principal razão pela qual esta tradição ainda se mantém até aos dias de hoje, sendo um artefacto fundamental na confeção e apresentação de vários pratos, nomeadamente o ex-líbris gastronómico que é a Chanfana.

Do futuro pouco se sabe. Mas quanto ao passado e presente existe uma certeza, a de que as nossas gentes que nunca o esqueceram, que somos um povo que o sente, um povo que o valoriza, num saber que passa de geração em geração...

Agradecimentos:
- Fernando Correia [ LBP Barro Preto ]
- Judite Pereira [ ADIP - Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares ]
- Diana Correia [ Make it ]