Empreitada orçada em cerca de 648 mil euros tem prazo de execução de um ano
A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares aprovou por unanimidade em reunião do Executivo a proposta de adjudicação da empreitada para beneficiação no Centro de Saúde do Concelho orçada €647.720,28, à sociedade Argoconstrutora – Construção Civil, Lda.
A intervenção, que terá a duração estimada de um ano, é financiada pelo programa Centro 2020, e resulta de um acordo estabelecido entre o Município de Vila Nova de Poiares e o Ministério da Saúde, no qual ficou estabelecido que a Câmara assumiria a responsabilidade pela obra, já que o edifício é propriedade do estado central.
Para o Presidente da Câmara Municipal, «esta é uma intervenção que há muito tempo urge ser realizada, fundamentalmente pela necessidade em assegurar a qualidade exigível em termos de condições mínimas e indispensáveis para prestar os devidos cuidados de saúde à população, e também pelos já visíveis sinais de degradação que o edifício do Centro de Saúde apresenta.
De acordo com João Miguel Henriques, «este investimento, - compromisso que assumimos com a população -, permitirá oferecer melhores condições aos profissionais para executarem o seu trabalho, como particularmente no atendimento aos utentes, sobretudo numa área tão importante como é a da saúde».
No âmbito da requalificação do Centro de Saúde de Vila Nova de Poiares está prevista a reabilitação do interior e exterior do edifício, tendo também uma componente ambiental e de sustentabilidade, através da melhoria do comportamento do edifício ao nível da eficiência energética.
Refira-se que perante a necessidade em manter o Centro de Saúde aberto à população, a intervenção será realizada de forma faseada, em estreita articulação com os profissionais de saúde, por forma a mitigar todos os constrangimentos que decorrerão da obra. Assim, apela-se à compreensão de todos os utentes pelos eventuais transtornos causados durante o período em que irá decorrer a empreitada.