• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

Situada bem no centro do distrito, Vila Nova de Poiares é verdadeiramente fronteira entre o litoral e o interior do país, num equilíbrio perfeito entre o desenvolvimento do litoral e a qualidade de vida do interior, onde podemos desfrutar de uma gastronomia de excelência, de um artesanato rico em tradições, mas também de condições ímpares para o desenvolvimento económico, com um dos maiores parques industriais da região, que é o habitat perfeito para o nascimento de projectos de inovação e empreendedorismo.

A gastronomia, o artesanato e as paisagens naturais de beleza singular são alguns motivos para uma visita a Poiares, utilizando os diversos percursos e roteiros existentes para o efeito e que proporcionarão certamente uma experiência única.

Património Religioso

O concelho de Vila Nova de Poiares possui inúmeros templos religiosos de relevo. Exemplos são a Igreja Matriz de Poiares (Santo André), a Igreja de Santa Maria da Arrifana, a Igreja de São Miguel de Poiares, assim como a Capela de Nossa Senhora das Necessidades ou a Capela de Santo António, em São Miguel. Existem, no entanto, outros pequenos templos, pequenas capelas que dão vida às nossas aldeias. O Monumento ao Cristo na Vila, sede de Concelho, o Cruzeiro do Carvalho de meados do Século XX e o Monumento Voo dos Anjos são a "expressão recente" da alma e fé deste povo.

Igrejas:

Igreja Matriz de Poiares (Santo André)

Este Templo junto com o Jardim Municipal e os Paços do Concelho criam o "coração" da Vila Sede do Concelho de Vila Nova de Poiares, o seu "Centro Histórico". Edifício simples e proporcionado, aqui teem expressão os actos administrativos da paróquia. Exteriormente possuí uma torre sineira com a data de 1744 onde se encontra incrustado um bonito relógio de sol. No interior possuí vários altares e retábulos de grande beleza. Salientamos o altar principal que terá sido trazido de um templo de Lisboa pertença do século XVII, assim como diversas peças de estatuária.


Igreja Paroquial de Santa Maria

Templo "carregado" de simbolismo para Poiares e para os Poiarenses, a Igreja de Santa Maria possuí a "História do Poiares Antigo". Aqui repousam vestígios dos laços da antiga Senhoria destas Terras, a Universidade de Coimbra. No altar mor a fechar o arco encontra-se um escudo em talha: partido, a primeira de Portugal, a segunda com a insígnia da Universidade de Coimbra. Possuí um bonito Cata - Vento em forma de galo no alto da torre sineira. Esta levanta-se à esquerda da frontaria e fica concatenada pelos elementos arquitectónicos num todo.

Igreja Paroquial de São Miguel

Em lugar afastado do centro do povoado, a Igreja Paroquial de São Miguel possui uma grande envolvencia no espaço onde se situa conferindo-lhe majestosidade. E um edifício simples e raro na região pelo aspecto peculiar de possuir duas torres sineiras. Estas situam-se um pouco retraídas da fachada. Raro são também as abobadas lisas na nave e capela mor. Na Torre sineira a Sul possuí a data de 1742. Na fachada ao centro observase um pequeno nicho onde se encontra uma escultura de São Miguel estilo Gótico e em calcário.


Igreja Paroquial de Lavegadas

Localizada no lugar de Igreja Nova, freguesia de Lavegadas, a igreja Paroquial de Lavegadas está situada em plena paisagem de natureza e de cor verdejante. Edifício singelo e baixo foi reedificado no Séc. XVIII. A torre sineira eleva-se à esquerda, com cobertura bolbosa, quadrada. Os seus retábulos são do tipo do séc. XVIII, concheados, já não existindo restos dos que , em 1659, o entalhador Francisco Gonçalves Pombo contratou com a Universidade de Coimbra.

Capelas:

Capela de Nossa Senhora das Necessidades

Situada na Catraia de Nossa Senhora das Necessidades este templo de grande significado para o concelho acolhe todos os anos em Agosto as festas da sua padroeira. Foi construída no inicio do século passado tendo sido benzida em 1908. Depois das festas da Rainha Santa Isabel em Coimbra sempre foram consideradas as festas religiosas com mais impacto e de maior grandiosidade. Peregrinos e forasteiros de grande parte da região das Beiras, vieram e vêm no 2.° fím-de-semana de Agosto pedir as suas preces à Senhora. As Festas concelhias sempre foram palco de grandes espectáculos de fogo-de-artifício, assim como de acontecimentos culturais.

Capela de Santo António

Junto à estrada Nacional 17, no meio do lugar de São Miguel encontra-se a Capela de Santo António. Esta Capela de grandes dimensões é inspirada em linhas setencentistas finais, tendo no entanto sido construída na segunda metade do século XIX. É um edifício notável pelo grés vermelho característico desta região e que compõem todo o edifício ao nível das cantarias. Mandada construir pelo Reverendíssimo Monsenhor Mattos foi este monumento adquirido pela Câmara Municipal, Junta de Freguesia de São Miguel e Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares, que procederam aos restauros.

Capela de N. Sra. do Ar - Carvalho

Para reforçar o simbolismo do local onde aconteceu o maior acidente da História da Aviação Portuguesa, na Serra do Carvalho, em 1955, a Autarquia construiu uma capela em honra de Nossa Senhora do Ar, onde todos os anos se realiza uma missa campal de Acção de Graças e Sufrágio pelos pilotos falecidos.

Arte Popular:

Alminhas, cata-ventos e armações de poços, que se podem encontrar um pouco por todo o concelho.

 

 

Feiras, Festas e Romarias


POIARTES: Feira Nacional de Artesanato e Mostra de Gastronomia, no 2º fim-de-semana de Setembro

Festas do Concelho - Romaria da Nossa Senhora das Necessidades em Poiares (Stº André): no 2º fim-de-semana de Agosto

Romaria de São Pedro em Lavegadas: no Alto de São Pedro Dias, a 29 de Junho

Romaria de Nossa Senhora das Preces: Vale de Vaíde No 3º fim-de-semana de Agosto

Festa de S. Miguel: 1º Domingo de Setembro

Festa de Santa Maria (Arrifana): 4º Domingo de Agosto

Além destas são celebras festas/festividades nos diversos lugares do concelho, em honra dos respectivos padroeiros, embora não haja regularidade definida.

Algaça Santo António Olho Marinho Santo António
Alveite Grande São Tiago Pinheiro Nossa Senhora das Dores
Barreiro Santo António Ponte Mucela São João
Cabeças Nª Sª da Boa Sorte Póvoa São Domingos
Cabeceiro Santo António Ribas São Luís
Carvalho Nossa Senhora das Preces Sabouga Sº António da Antioquia
Casal do Gago Nª Senhora da Nazaré Sobreiro São Martinho
Couchel Nª Senhora do Amparo Soutelo Senhora da Piedade
Fonte Longa Nª Senhora da Nazaré Terreiros de Sº António Santo António
Louredo Senhora da Paz Vale de Gueiro Nª Senhora da Nazaré
Medas Santa Luzia Vale de Vaz São Simão
Moendinha Mártir São Sebastião Venda Nova Santa Luzia
Moinhos Santa Luzia Vila Chã/Entroncamento S.João Paulo II
Moura Morta Espírito Santo Vilar Espírito Santo
Mucela Santo António