• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

A fauna e a Flora são recursos naturais, de que o homem tira partido desde à muito tempo. Porém, está longe de conhecer todas as qualidades úteis das espécies e prever aquelas que se revelarão inestimáveis em vários domínios. Intervindo no desequilibro da Natureza, pela poluição, exploração intensiva, o homem tem vindo a favorecer o desenvolvimento de espécies parasitas e extinção de algumas espécies. Actuando com um poder sem precedentes sobre o meio vivo, do qual ignora a maior parte dos mecanismos naturais, que tornam uma espécie julgada inútil ou secundária, um elo essencial da cadeia alimentar.
Ao dar-se a conhecer os mamíferos e a Vegetação existentes no concelho de Vila Nova de Poiares, pretende-se consciencializar a população para sua proteção.

Concelho de largos horizontes, com recantos aprazíveis e pitorescos, Poiares situa-se numa bacia rodeada de serras. Em locais como o Parque das Medas, Serra do Carvalho, Serra do Bidueiro, Fraga e nas margens dos Rios Alva e Mondego, poderá desfrutar de belas paisagens.

A fauna é constituída sobretudo pelo Coelho Bravo, Lebre, Raposa, Javali, uma grande diversidade de avifauna, destacando-se a Perdiz e algumas espécies de rapina como Águia de asa redonda, Gavião, Açor e Milhafre.

Em termos de população piscícola pode-se encontrar espécies como Boga, Barbo, Carpa, Escalo, Sável, Lampreia, Enguia e Truta do Rio.

Já no que diz respeito à flora, ela é predominantemente constituída em termos de estrato arbóreo por Pinheiro Bravo, Pinheiro Manso, Eucalipto, Sobreiro, Carvalho cerquinho e negral, Mimosa, e no estrato arbustivo por Esteva, Tojo e Carqueja.

 

Projeto “Lista vermelha da flora vascular de Portugal continental” da SPBotânica

A Sociedade Portuguesa de Botânica encontra-se a desenvolver o projeto “Lista vermelha da flora vascular de Portugal continental” que tem como objetivos melhorar o conhecimento da distribuição geográfica das plantas vasculares nativas de Portugal continental e avaliar o seu risco de extinção.

Este projeto foi co-financiado através do PO-SEUR e Fundo de Coesão, contando ainda com o apoio de outras entidades, nomeadamente do Município de Vila Nova de Poiares.

Na sequência deste apoio financeiro, o Município de Vila Nova de Poiares para além de ficará associado a um projeto de enorme relevância para o País e a um documento de referência para as políticas de conservação da biodiversidade, irá ainda contar com a colaboração da SPBotânica no desenvolvimento de atividades de valorização da biodiversidade florística existente no Concelho, nomeadamente através da:
- Elaboração de folheto de divulgação das espécies ameaçadas do Concelho;
- Realização de palestra de divulgação da biodiversidade do Concelho e de saída de campo, dirigidas aos munícipes;
- Realização do levantamento florístico numa área ou percurso pedestre a definir pelo Município e elaboração de folheto para apoio a atividades de educação ambiental.

Mais informações sobre o projeto em http://listavermelha-flora.pt/inicio/