• Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

 

ImagemCriativa VNP

 

 

O Município de Vila Nova de Poiares tem vindo a promover ações relacionadas com a adaptação às Alterações Climáticas, com o objetivo de alcançar uma maior sustentabilidade energética e ambiental.
Neste contexto, o projeto “Adaptação às Alterações Climáticas em Vila Nova de Poiares”, visa proporcionar aos decisores e à população em geral ferramentas e conhecimento neste âmbito. O projeto vai permitir o reforço da estratégia de Vila Nova de Poiares - contínua e integrada – e tem o objetivo final de minimizar e prevenir eventos climáticos extremos.
O Plano de Adaptação às Alterações Climáticas vai ser desenvolvido com o objetivo de integrar os instrumentos de gestão territorial e de planeamento e gestão à escala municipal. As medidas a integrar no plano vão trazer inúmeros benefícios ambientais, sociais e económicos, pois atuam como uma ferramenta de apoio para compreender as vulnerabilidades do território.
Pretende, ainda, potenciar o envolvimento ativo e direto dos stakeholders e da população em geral, promovendo a mudança de comportamentos e a participação em ações de sensibilização.

Este projeto é financiado através do Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono” do Mecanismo Financeiro EEA Grants 2014-2021, que promove a economia circular, a descarbonização da sociedade e a valorização do território, tendo como operador do programa a Secretaria Geral do Ambiente, do Ministério do Ambiente e Ação Climática.

Vídeo de apresentação do projeto

Que são os EEA Grants?

Através do Acordo do Espaço Económico Europeu (EEE), assinado na cidade do Porto em maio de 1992, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega, são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.

Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do Espaço Económico Europeu estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants, através do qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam financeiramente os Estados membros da União Europeia com maiores desvios da média europeia do PIB per capita, onde se inclui Portugal.

Saiba mais em https://www.eeagrants.gov.pt/pt/eea-grants/

 

Apresentação Pública do Projeto

No passado dia 21 de abril 2021 decorreu a apresentação pública, online, do projeto.

Veja aqui o VÍDEO DA SESSÃO

Consulte o PROGRAMA DO EVENTO e a APRESENTAÇÃO

 

Reunião de Stakeholders 

No próximo dia 09 de setembro de 2021 irá decorrer, no âmbito do projeto “Adaptação às Alterações Climáticas em Vila Nova de Poiares”, a primeira reunião de stakeholders por forma a recolher informações relevantes para o Plano de Adaptação às Alterações Climáticas do Município de Vila Nova de Poiares, com a participação de todos, proporcionando um espaço democrático de troca de ideias e construção de consensos.

O projeto “Adaptação às Alterações Climáticas em Vila Nova de Poiares” é financiado através do Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono” do Mecanismo Financeiro EEA Grants 2014-2021 e a reunião de dia 9 de setembro pretende ser um processo participativo para a elaboração do Plano de Adaptação às Alterações Climáticas do Município.

Assim, esta será uma sessão de trabalho aberta à participação de todos!

Consulte o PROGRAMA DO EVENTO

 

 IMG 011    IMG 7789 Large

 

IMG 7788 Large      IMG 04   IMG 7792 1

 

2º Reunião de Stakeholders 

 

 MG 0221

No passado dia 21 e 22 de março de 2022 decorreu, no âmbito do projeto “Adaptação às Alterações Climáticas em Vila Nova de Poiares”, a segunda reunião de stakeholders com o parceiro norueguês NILU - Norwegian Institute for Air Research.

O objetivo desta reunião foi promover o debate sobre as medidas presentes no Plano de Adaptação às Alterações Climáticas de Vila Nova de Poiares e a partilha de boas práticas desenvolvidas pelo parceiro norueguês NILU.

Nesta reunião foram, ainda, realizadas visitas a boas práticas do Município de Vila Nova de Poiares, tais como: Capril São Miguel; Charca de S. Miguel; Quinta da Moenda e Projeto Condomínios de Aldeia, Ribas e Fonte Longa.

O projeto “Adaptação às Alterações Climáticas em Vila Nova de Poiares” vai permitir o reforço da estratégia de Vila Nova de Poiares - contínua e integrada – e tem como objetivo final minimizar e prevenir eventos climáticos extremos.

A sessão de trabalho  foi aberta à participação de todos!

Consulte o PROGRAMA do EVENTO 

 

Workshop Final de Apresentação do Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas 

No próximo dia 04 de julho de 2022 pelas 10h00 no Centro Cultural de Poiares, irá decorrer, no âmbito do projeto “Adaptação às Alterações Climáticas em Vila Nova de Poiares”, o Workshop Final de Apresentação do Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Vila Nova de Poiares. 

O Workshop  pretende sensibilizar, informar e mobilizar a população para as questões relacionadas com as Alterações Climáticas e soluções para mitigar os seus efeitos, e ainda, compreender as vulnerabilidades do Município e como atuar para fomentar a sua resiliência.

O Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas constitui-se como um instrumento de gestão do território que integra a definição de linhas de ações orientadas para a adaptação e/ou mitigação dos efeitos das Alterações Climáticas.
O projeto “Adaptação às Alterações Climáticas em Vila Nova de Poiares” é financiado através do Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono” do Mecanismo Financeiro EEA Grants 2014 - 2021 e a reunião de dia 4 de julho pretende ser um processo participativo para a finalização do Plano de Adaptação às Alterações Climáticas do Município.

Assim, esta será uma sessão de trabalho aberta à participação de todos!

Consulte o Programa do Evento 

 

imag2  14_2.jpg

 

 imag4    25 2

 

Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas_ Folheto Informativo