O Município de Vila Nova de Poiares tem vindo a promover ações relacionadas com a adaptação às Alterações Climáticas, com o objetivo de alcançar uma maior sustentabilidade energética e ambiental.
Neste contexto, o projeto “Adaptação às Alterações Climáticas em Vila Nova de Poiares”, visa proporcionar aos decisores e à população em geral ferramentas e conhecimento neste âmbito. O projeto vai permitir o reforço da estratégia de Vila Nova de Poiares - contínua e integrada – e tem o objetivo final de minimizar e prevenir eventos climáticos extremos.
O Plano de Adaptação às Alterações Climáticas vai ser desenvolvido com o objetivo de integrar os instrumentos de gestão territorial e de planeamento e gestão à escala municipal. As medidas a integrar no plano vão trazer inúmeros benefícios ambientais, sociais e económicos, pois atuam como uma ferramenta de apoio para compreender as vulnerabilidades do território.
Pretende, ainda, potenciar o envolvimento ativo e direto dos stakeholders e da população em geral, promovendo a mudança de comportamentos e a participação em ações de sensibilização.
Este projeto é financiado através do Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono” do Mecanismo Financeiro EEA Grants 2014-2021, que promove a economia circular, a descarbonização da sociedade e a valorização do território, tendo como operador do programa a Secretaria Geral do Ambiente, do Ministério do Ambiente e Ação Climática.
Vídeo de apresentação do projeto
Que são os EEA Grants?
Através do Acordo do Espaço Económico Europeu (EEE), assinado na cidade do Porto em maio de 1992, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega, são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.
Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do Espaço Económico Europeu estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants, através do qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam financeiramente os Estados membros da União Europeia com maiores desvios da média europeia do PIB per capita, onde se inclui Portugal.
Saiba mais em https://www.eeagrants.gov.pt/pt/eea-grants/
Apresentação Pública do Projeto
No passado dia 21 de abril 2021 decorreu a apresentação pública, online, do projeto.
Veja aqui o VÍDEO DA SESSÃO
Consulte o PROGRAMA DO EVENTO e a APRESENTAÇÃO
Reunião de Stakeholders
No próximo dia 09 de setembro de 2021 irá decorrer, no âmbito do projeto “Adaptação às Alterações Climáticas em Vila Nova de Poiares”, a primeira reunião de stakeholders por forma a recolher informações relevantes para o Plano de Adaptação às Alterações Climáticas do Município de Vila Nova de Poiares, com a participação de todos, proporcionando um espaço democrático de troca de ideias e construção de consensos.
O projeto “Adaptação às Alterações Climáticas em Vila Nova de Poiares” é financiado através do Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono” do Mecanismo Financeiro EEA Grants 2014-2021 e a reunião de dia 9 de setembro pretende ser um processo participativo para a elaboração do Plano de Adaptação às Alterações Climáticas do Município.
Assim, esta será uma sessão de trabalho aberta à participação de todos!
Consulte o PROGRAMA DO EVENTO
2º Reunião de Stakeholders
No passado dia 21 e 22 de março de 2022 decorreu, no âmbito do projeto “Adaptação às Alterações Climáticas em Vila Nova de Poiares”, a segunda reunião de stakeholders com o parceiro norueguês NILU - Norwegian Institute for Air Research.
O objetivo desta reunião foi promover o debate sobre as medidas presentes no Plano de Adaptação às Alterações Climáticas de Vila Nova de Poiares e a partilha de boas práticas desenvolvidas pelo parceiro norueguês NILU.
Nesta reunião foram, ainda, realizadas visitas a boas práticas do Município de Vila Nova de Poiares, tais como: Capril São Miguel; Charca de S. Miguel; Quinta da Moenda e Projeto Condomínios de Aldeia, Ribas e Fonte Longa.
O projeto “Adaptação às Alterações Climáticas em Vila Nova de Poiares” vai permitir o reforço da estratégia de Vila Nova de Poiares - contínua e integrada – e tem como objetivo final minimizar e prevenir eventos climáticos extremos.
A sessão de trabalho foi aberta à participação de todos!
Consulte o PROGRAMA do EVENTO