• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Turismo

POIARTES 2017 ultrapassou todas as expetativas

poiartes 328ª edição de uma feira que tem crescido ano após ano

Chegou ao fim a 28ª edição da POIARTES – Mostra Nacional de Artesanato, Gastronomia, Caprinicultura e Mostra Agrícola, Comercial e Industrial, e o balanço foi extraordinário, ultrapassando as melhores expetativas, atraindo a Vila Nova de Poiares largas dezenas de milhares de visitantes.

Ler mais

Festas de Nossa Senhora das Necessidades com cartaz de ‘peso’

FNSN ed 16

Irmãos Verdades, Leandro e Carlos Alberto Moniz são os cabeças de cartaz das festas da padroeira do concelho

A Irmandade de Nossa Senhora das Necessidades em parceria com o Município de Vila Nova de Poiares estão a organizar, nos próximos dias 12, 13 e 14 de agosto mais uma edição das Festas do Concelho, em honra de Nossa Senhora das Necessidades e, preparam um cartaz de ‘peso’ para os tradicionais espetáculos musicais, apostando em nomes bem conhecidos do grande público.

Ler mais

Motores ao rubro no 2º Rally de Poiares

rally1

O 2.º Rally de Poiares Caxamar trouxe ao de cima a espetacularidade do desporto automóvel, uma tradição do concelho, proporcionando emoção até ao fim da prova, e ‘arrastando’ os aficionados dos motores para assistir às passagens pelos míticos troços do Município.

Ler mais

Turismo - O que visitar

O que visitar

Situada bem no centro do distrito, VNPoiares é verdadeiramente fronteira entre o litoral e o interior do país, num equilíbrio perfeito entre o desenvolvimento do litoral e a qualidade de vida do interior, onde podemos desfrutar de uma gastronomia de excelência, de um artesanato rico em tradições, mas também de condições ímpares para o desenvolvimento económico, com um dos maiores parques industriais da região , que é o habitat perfeito para o nascimento de projectos de inovação e empreendedorismo.

 

Natureza e  Aventura

Vila Nova de Poiares tem paisagens de grande beleza, não só de montanha como fluviais, de que são exemplo os rios Mondego e Alva, perfeitos para a prática de desportos de natureza e aventura como descidas de rio, canoagem ou pesca desportiva.

Se preferir actividades mais radicais, pode aproveitar os inúmeros trilhos e caminhos do nosso território, para a prática de BTT e desporto automóvel off-road, ou simplesmente para uma caminhada/corrida pelos diferentes percursos que existem no concelho.

São atrativos que certamente farão a diferença para quem gosta de desporto e do contacto com a Natureza.

 

mata louredo

Piscinas da Fraga

 

O complexo de Fraga – Zona de Recreio e Lazer, localizado em São Miguel de Poiares, junto à EN-17, é dotado das melhores e mais modernas condições, dispondo de seis piscinas naturais, espaços de recreio e lazer , zona de merendas , vários locias de sombra, bar de apoio e esplanada.

O espaço tem ainda excelentes acessos e parque de estacionamento livre. Se a tudo isto juntamos uma envolvente natural verdadeiramente convidativa e de beleza singular, com paisagens deslumbrantes, estando reunidas todas as condições para que os visitantes possam desfrutar de magníficos momentos de lazer e diversão. 

 

 

Fraga

Ler mais

POIARES integra Associação de Municípios da Rota da EN-2

EN2 fotofamilia

Associação oficialmente criada em Santa Marta de Penaguião

Um ano após a assinatura do protocolo de intenções no qual vários municípios manifestaram o interesse em aderir ao maior projeto turístico de Portugal que une as cidades de Chaves a Faro, Vila Nova de Poiares foi a Santa Marta de Penaguião assinar a escritura oficial da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 encerrando assim a primeira fase do projeto.

Ler mais

POIARES integra Associação de Municípios da Rota da EN-2

EN2 fotofamilia

Associação oficialmente criada em Santa Marta de Penaguião

Um ano após a assinatura do protocolo de intenções no qual vários municípios manifestaram o interesse em aderir ao maior projeto turístico de Portugal que une as cidades de Chaves a Faro, Vila Nova de Poiares foi a Santa Marta de Penaguião assinar a escritura oficial da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 encerrando assim a primeira fase do projeto.

Ler mais

Conhecer V.N. Poiares

“Vila Nova de Poiares um concelho com futuro” não é só um slogan turístico, representa isso sim, a verdadeira essência de um concelho que, apostado no crescimento e num desenvolvimento harmonioso, não perdeu os pequenos detalhes que encantam os seus visitantes e munícipes.
À volta de um núcleo central de eleição onde pontifica a Câmara Municipal, o CCP (Centro Cultural de Poiares) o Jardim Municipal, o Jardim de Santo André e o largo Dr. Daniel de Matos onde se erguem edifícios centenários habitacionais e comerciais que mantém a força de um concelho em crescimento.
A sua evolução, marcada por uma existência não muito longínqua, determina o seu rápido acesso à modernização, criando infraestruturas naturais, desportivas, culturais e económicas. Por outro lado, é também visível a sua integração orgânica com a área envolvente, valorizando o espaço geográfico em que a contiguidade e a proximidade física constituem dois factores fundamentais.
Com um nível de vida per capita que o coloca entre os melhores da CIM – Região de Coimbra, o concelho de Vila Nova de Poiares soube gerar emprego, combinando o sector terciário com serviços , com indústria, não esquecendo o turismo.
O surgimento de unidades comerciais modernas de média dimensão e maior variedade de oferta não fez descurar a reabilitação do pequeno comércio e do tratamento dos espaços públicos envolventes que proporcionam hoje, uma assinalável qualidade de vida ambiental.
Contudo, o Município, dotado de um plano estratégico de sua iniciativa, vai apostando mais forte numa cultura de qualidade pela revitalização de todo o núcleo central, tornando - o mais competitivo e moderno, sem perder a sua identidade.
O desenvolvimento deste concelho fica também patente pela sua Zona Industrial com os Polos I e II e pela pujança desportiva: O Estádio Municipal Rui Manuel Lima, o Kartódromo, o Bowling, os vários circuitos de desporto associado assim como também pela afirmação de variadas Industrias e Espaços Comerciais que contribuem para os Ranking’s e sustentabilidade Económica do concelho.
Vila Nova de Poiares é um mosaico incrível de paisagens com vários matizes que fazem a beleza desta região, com ribeiros, rios, fragas, planícies e serras.
A variedade do seu microclima está na base de uma fantástica mistura de cores, de panorâmicas, de perspectivas e de aromas que nos surpreendem a cada passo e que, aqui também não podemos deixar de retratar.
Ficamos à espera da sua visita ao nosso concelho de Vila Nova de Poiares.

Ler mais