• Jardim Homenagem Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Turismo

Motores ao rubro no 2º Rally de Poiares

rally1

O 2.º Rally de Poiares Caxamar trouxe ao de cima a espetacularidade do desporto automóvel, uma tradição do concelho, proporcionando emoção até ao fim da prova, e ‘arrastando’ os aficionados dos motores para assistir às passagens pelos míticos troços do Município.

Ler mais

Turismo - O que visitar

O que visitar

Situada bem no centro do distrito, VNPoiares é verdadeiramente fronteira entre o litoral e o interior do país, num equilíbrio perfeito entre o desenvolvimento do litoral e a qualidade de vida do interior, onde podemos desfrutar de uma gastronomia de excelência, de um artesanato rico em tradições, mas também de condições ímpares para o desenvolvimento económico, com um dos maiores parques industriais da região , que é o habitat perfeito para o nascimento de projectos de inovação e empreendedorismo.

 

Natureza e  Aventura

Vila Nova de Poiares tem paisagens de grande beleza, não só de montanha como fluviais, de que são exemplo os rios Mondego e Alva, perfeitos para a prática de desportos de natureza e aventura como descidas de rio, canoagem ou pesca desportiva.

Se preferir actividades mais radicais, pode aproveitar os inúmeros trilhos e caminhos do nosso território, para a prática de BTT e desporto automóvel off-road, ou simplesmente para uma caminhada/corrida pelos diferentes percursos que existem no concelho.

São atrativos que certamente farão a diferença para quem gosta de desporto e do contacto com a Natureza.

 

mata louredo

Piscinas da Fraga

 

O complexo de Fraga – Zona de Recreio e Lazer, localizado em São Miguel de Poiares, junto à EN-17, é dotado das melhores e mais modernas condições, dispondo de seis piscinas naturais, espaços de recreio e lazer , zona de merendas , vários locias de sombra, bar de apoio e esplanada.

O espaço tem ainda excelentes acessos e parque de estacionamento livre. Se a tudo isto juntamos uma envolvente natural verdadeiramente convidativa e de beleza singular, com paisagens deslumbrantes, estando reunidas todas as condições para que os visitantes possam desfrutar de magníficos momentos de lazer e diversão. 

 

 

Fraga

Ler mais

POIARES integra Associação de Municípios da Rota da EN-2

EN2 fotofamilia

Associação oficialmente criada em Santa Marta de Penaguião

Um ano após a assinatura do protocolo de intenções no qual vários municípios manifestaram o interesse em aderir ao maior projeto turístico de Portugal que une as cidades de Chaves a Faro, Vila Nova de Poiares foi a Santa Marta de Penaguião assinar a escritura oficial da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 encerrando assim a primeira fase do projeto.

Ler mais

POIARES integra Associação de Municípios da Rota da EN-2

EN2 fotofamilia

Associação oficialmente criada em Santa Marta de Penaguião

Um ano após a assinatura do protocolo de intenções no qual vários municípios manifestaram o interesse em aderir ao maior projeto turístico de Portugal que une as cidades de Chaves a Faro, Vila Nova de Poiares foi a Santa Marta de Penaguião assinar a escritura oficial da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 encerrando assim a primeira fase do projeto.

Ler mais

Conhecer V.N. Poiares

“Vila Nova de Poiares um concelho com futuro” não é só um slogan turístico, representa isso sim, a verdadeira essência de um concelho que, apostado no crescimento e num desenvolvimento harmonioso, não perdeu os pequenos detalhes que encantam os seus visitantes e munícipes.
À volta de um núcleo central de eleição onde pontifica a Câmara Municipal, o CCP (Centro Cultural de Poiares) o Jardim Municipal, o Jardim de Santo André e o largo Dr. Daniel de Matos onde se erguem edifícios centenários habitacionais e comerciais que mantém a força de um concelho em crescimento.
A sua evolução, marcada por uma existência não muito longínqua, determina o seu rápido acesso à modernização, criando infraestruturas naturais, desportivas, culturais e económicas. Por outro lado, é também visível a sua integração orgânica com a área envolvente, valorizando o espaço geográfico em que a contiguidade e a proximidade física constituem dois factores fundamentais.
Com um nível de vida per capita que o coloca entre os melhores da CIM – Região de Coimbra, o concelho de Vila Nova de Poiares soube gerar emprego, combinando o sector terciário com serviços , com indústria, não esquecendo o turismo.
O surgimento de unidades comerciais modernas de média dimensão e maior variedade de oferta não fez descurar a reabilitação do pequeno comércio e do tratamento dos espaços públicos envolventes que proporcionam hoje, uma assinalável qualidade de vida ambiental.
Contudo, o Município, dotado de um plano estratégico de sua iniciativa, vai apostando mais forte numa cultura de qualidade pela revitalização de todo o núcleo central, tornando - o mais competitivo e moderno, sem perder a sua identidade.
O desenvolvimento deste concelho fica também patente pela sua Zona Industrial com os Polos I e II e pela pujança desportiva: O Estádio Municipal Rui Manuel Lima, o Kartódromo, o Bowling, os vários circuitos de desporto associado assim como também pela afirmação de variadas Industrias e Espaços Comerciais que contribuem para os Ranking’s e sustentabilidade Económica do concelho.
Vila Nova de Poiares é um mosaico incrível de paisagens com vários matizes que fazem a beleza desta região, com ribeiros, rios, fragas, planícies e serras.
A variedade do seu microclima está na base de uma fantástica mistura de cores, de panorâmicas, de perspectivas e de aromas que nos surpreendem a cada passo e que, aqui também não podemos deixar de retratar.
Ficamos à espera da sua visita ao nosso concelho de Vila Nova de Poiares.

Ler mais