• Jardim de Homenagem ao Poiarense

    Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

Centro Cultural de Poiares

ccp 2

O Centro Cultural de Poiares é uma das obras mais importantes para o desenvolvimento da cultura em Vila Nova de Poiares. Situado bem no centro da Sede de Concelho, alberga nos três pisos a Biblioteca, Auditório / Cine-Teatro, Sala de Congressos e Salão de Festas, com todas as valências e apoios inerentes ao seu funcionamento.

Salão de Festas

No Piso -1 está localizado o Salão de Festas.Ccom cerca de 500m2,  é composto por um palco com 55m2, com boca de cena e três camarins. Organiza-se num amplo espaço livre e polivalente, apoiado por uma cozinha e bar, totalmente equipados, para além de garantir um elevado conforto acústico e ambiental.

Biblioteca Municipal  -  Auditório

No Piso 0, acesso principal ao CCP, está situada a Biblioteca Municipal e o Auditório / Cine-Teatro. A Biblioteca está dividida em diversas áreas distintas : Secção Infantil, Sala do Conto, Secção de Adultos , Espaço Internet, Sala Polivalente , Sala do Livro Antigo, bar, diversas salas de apoio e hall de entrada que alberga, para além do balcão de atendimento, um espaço que permite acolher exposições. Já o Auditório / Cine-Teatro, com cerca de 230 lugares, apresenta-se como o palco principal de espetáculos do Município, proporcionando um ambiente de requinte, sobriedade e bem-estar.

Sala de Congressos

A área mais imponente está localizada no piso 1. Com cerca de 750m2, a Sala de Congressos permite uma visão panorâmica da vila e serras circundantes, através de grandes espaços envidraçados. A sala principal, com teto em forma de nave, está preparada para acolher cerca de 500 pessoas, com excelentes propriedades acústicas e ambientais. Este espaço de eleição para grandes eventos tem ainda um palco com cerca de 45m2, sendo dotado de dois gabinetes autónomos, duas salas de apoio ligadas à sala principal, e ainda um bar e uma cozinha.

CCP Sala de Congressos

Biblioteca Municipal

Apresentação

A Biblioteca Municipal, antiga Biblioteca Fixa nº 121 da Fundação Calouste Gulbenkian nasceu fruto da iniciativa da Comissão Pro- Educação e Cultura de Poiares, que , em 1965 distribuiu circulares por todo o concelho, com o objetivo de angariar livros para a criação de uma biblioteca.

Em 1966, o sonho torna-se realidade com a preciosa colaboração da F.C.G., tendo sido em junho desse ano, inaugurada a Biblioteca Municipal cujo acervo documental foi regularmente apetrechado e atualizado por essa instituição.

Funcionando em instalações provisórias durante vários anos, em junho de 2009, a Biblioteca Municipal foi transferida para o Piso 0 do Centro Cultural de Poiares, tendo sido inaugurada a 16 de junho aquando a visita oficial de Sua Excelência o então Presidente da República, Professor Aníbal Cavaco Silva.

 

CCP Biblioteca

Missão /Serviços

Pegando no preconizado pelo Manifesto da IFLA/UNESCO sobre Bibliotecas Públicas, a biblioteca pública “ porta de acesso local ao conhecimento”, fornece as condições básicas para uma aprendizagem ao longo da vida, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais.

A Biblioteca Municipal tem como principal missão “criar e fortalecer hábitos de leitura nas crianças desde a primeira infância”, estando esta ideia sempre presente no conjunto de acções que têm sido desenvolvidas neste espaço. A criação e desenvolvimento de projetos destinados à camada mais jovem da população, tem sido uma preocupação constante, apoiando a educação individual e autoformação e oferecendo a possibilidade de um criativo desenvolvimento cultural.

Desempenha assim, um importante papel no desenvolvimento do indivíduo enquanto ser social, permitindo o acesso a todo o seu fundo documental recorrendo quando necessário às novas tecnologias, de forma a permitir a formação de ideias e opinião, com base na informação e no conhecimento.

Os seus serviços são oferecidos com base na igualdade de acesso para todos sem distinção, indo ao encontro das necessidades de todos os utilizadores sem excepção. Preconizando o defendido pelo Manifesto, a sua coleção inclui todos os tipos de suporte e tecnologias apropriadas, assim como materiais tradicionais.

Os serviços prestados pela Biblioteca Municipal à comunidade são gratuitos, tais como:

* Cartão de Leitor;
* Empréstimo de livros e documentos noutros suportes;
* Serviços de informação on-line;
* Serviços de aconselhamento ao leitor;
* Serviços de informação à comunidade;
* Orientação de leitura;
* Animação e atividades culturais,

Encontra-se apetrechada com material adequado a cada faixa etária, para que cada criança, jovem ou adulto se sinta confortavelmente acolhido. Assim, neste espaço, estão criadas condições para serem desenvolvidas com sucesso, atividades de natureza artística e cultural para todas as idades, serviços a grupos comunitários e serviços para grupos de utilizações especiais. Desta forma apresenta-se como um serviço aberto e integrador que abrange diferentes áreas.

Espaços
Composta por Secção Adultos, secção infantil, Departamento Documental, Gabinetes administrativos, Sala de Reuniões, Espaço Polivalente, Átrio e Bar, a Biblioteca tem como acervo cerca de doze mil volumes, que se encontram distribuídos pela Secção de Adultos, Secção Juvenil e Secção Infantil.

Biblioteca Municipal - Horários:

9h às 18h (de 2ª a 6ª) e 10h às 12h30 (sábados)
Espaço Internet - Horários:
9h às 18h (de 2ª a 6ª) e 10h às 12h30 (sábados)

Contactos:
GAV- Gabinete de Apoio à Vereação

Cultura Turismo Biblioteca e Museu
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telf. 239420850/964039399
Biblioteca Municipal
Telf. 239423433