• Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Ambiente

Município de Vila Nova de Poiares é Concelho amigo do ambiente

ecoescolas21

Câmara Municipal, escolas e Agrupamento de Escolas do Concelho novamente distinguidos

O Município de Vila Nova de Poiares viu, mais uma vez, os seus três centros escolares (CE Arrifana, CE Poiares – Santo André e CE São Miguel de Poiares), a EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos serem galardoadas com a Bandeira Eco-Escolas, a que se somou a distinção Eco-Agrupamento, atribuído ao Agrupamento de Escolas do Concelho.

Ler mais

Município de Vila Nova de Poiares adere à Hora do Planeta

PT EH 2021 Landscape Large

Iluminação dos Paços do Concelho e do Monumento ao Cristo desligada durante uma hora

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares aderiu mais uma vez à iniciativa “Hora do Planeta” pelo que, no próximo sábado, dia 27 de março, irá desligar entre as 20h30 e as 21h30 a iluminação dos Paços do Concelho e do Monumento ao Cristo.

Ler mais

Em Soutelo e Moura Morta já “nasceu” o Condomínio de Aldeias

condominioaldeia1

Investimento de 54 mil euros pretende ser uma ferramenta no âmbito da proteção civil

O Município de Vila Nova de Poiares tem já em fase de conclusão o projeto “Condomínio de Aldeias – Programa de Apoio às Aldeias Localizadas em Território de Floresta”, e que foi implementado nos lugares de Soutelo, freguesia de Arrifana, e Moura Morta, freguesia de Lavegadas.

Ler mais

Município de Poiares distinguido com o Galardão Bandeira Verde ECO XXI

GalardaoECOXXI 2020 2

Atribuição reconhece as melhores práticas de sustentabilidade municipal

Pelo terceiro ano consecutivo, o Município de Vila Nova de Poiares vai ser distinguido com o galardão ECO XXI, figurando entre os municípios com os melhores índices de sustentabilidade municipal, que irão receber a Bandeira Verde ECO XXI, numa cerimónia que decorrerá online no próximo dia 16 de dezembro.

Ler mais

Escolas de Poiares novamente distinguidas com Bandeira Verde

bandeira eco escolas

Foto:Momento do hastear da bandeira em 2019

Além do 1.º Ciclo, o Agrupamento de Escolas ‘recebeu’ também o galardão de Eco-Agrupamento

O Município de Vila Nova de Poiares foi novamente distinguido com galardões Eco-escolas, promovidos pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, assinalando e reconhecendo os resultados de mais um ano de trabalho nas Eco-Escolas.

Ler mais

Programa “A Nossa Floresta” vai diversificar o espaço florestal do concelho

plantacao

Medida dirigida a todos os proprietários com limite de 300 plantas por pedido

O Município de Vila Nova de Poiares aprovou por unanimidade em reunião da Câmara Municipal o programa “A Nossa Floresta”, que pretende disponibilizar árvores, de espécies autóctones, para incentivar os proprietários florestais a criarem uma floresta mais resiliente e mais diversificada.

Ler mais

Poiares assinou acordo de financiamento para ‘Condomínio de Aldeias’

condominio aldeias

Projeto será implementado nas aldeias de Soutelo e Moura Morta

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, assinou na passada sexta-feira o contrato de financiamento do programa “Condomínio de Aldeias – Programa de Apoio às Aldeias Localizadas em Território de Floresta”, promovido pelo Fundo Ambiental.

Ler mais

Ação na Serra da Fraga em Poiares para combater espécies invasoras

fraga 2 Large

Iniciativa pretendeu também formar técnicos florestais com as melhores práticas

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares em parceria com a Junta de Freguesia de São Miguel de Poiares e a entidade gestora das ZIF do Concelho realizaram uma ação de controlo de mimosas (ou acácias) e háqueas, junto ao Complexo das Piscinas da Fraga, numa área da comunidade local dos baldios daquela freguesia.

Ler mais

Mais de 5 mil hectares em Poiares classificados como ZIF

zif arrif ni

ICNF autorizou criação das Zonas de Intervenção Florestal de Santo André e de Arrifana

O ICNF autorizou a criação de duas Zonas de Intervenção Florestal (ZIF) – ZIF Arrifana e ZIF Santo André – em Vila Nova de Poiares, as quais irão facilitar a aprovação de novos projetos dedicados á floresta, diminuir o risco e a severidade dos eventuais incêndios florestais e melhorar o equilíbrio ecológico no território.

Ler mais

4 milhões de euros para saneamento já aprovados

aerea vila2

Candidaturas aprovadas pelo POSEUR no âmbito da APIN

Na última Assembleia municipal, e na sequência da discussão da tomada de posição em defesa da APIN foram apresentadas as candidaturas que o Município de Vila Nova de Poiares já viu aprovadas e que representam um valor de investimento de 4 milhões de euros na rede de saneamento e abastecimento de água.

Ler mais

Assembleia Municipal unânime na defesa da APIN

aerea vila1

Para PS, PSD e CDS, Necessidades de investimento, maior qualidade do serviço e equilíbrio de tarifários justificam posição

A Assembleia Municipal de Vila Nova de Poiares, reunida em sessão ordinária, deliberou por unanimidade aprovar uma “Tomada de Posição de Defesa da Equidade e Qualidade nos Serviços Públicos de Água, Saneamento e Resíduos Através da APIN”.

Ler mais

Crianças plantam árvores de fruto no projeto “Mãos na Terra”

maosnaterra

Iniciativa promovida pelo Município em parceria com a APPACDM

Os alunos do ensino pré-escolar do Centro Escolar da Arrifana participaram esta semana em mais uma iniciativa integrada no projeto “Mãos na Terra”, promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares em parceria com a APPACDM do Concelho.

Ler mais

Município vai plantar cerca de 7 mil árvores em ações de reflorestação

plantacao

Objetivo é a regeneração das paisagens verdes destruídas pelos incêndios

O Município de Vila Nova de Poiares tem em curso 3 ações de reflorestação com vista à regeneração da ‘paisagem verde’ destruída pelo fatídico incêndio de outubro de 2017 e que, no total, representará a plantação de cerca de 7 mil árvores, todas de espécies autóctones.

Ler mais

Município e Universidade Lusíada assinam protocolo de parceria

U Lusiada parceria

Estudo de Caso em Fonte Longa para projeto de regeneração da paisagem e habitação sustentável

O Município de Vila Nova de Poiares e a Universidade Lusíada assinaram um protocolo de parceria para o desenvolvimento de um estudo de caso na aldeia de Fonte Longa em matéria de “regeneração da paisagem e habitação sustentável para a coesão socio-territorial”.

Ler mais

Poiares tem a água de melhor qualidade no distrito de Coimbra

Setor Aguas

Município renova selo de qualidade exemplar da água para consumo humano pelo terceiro ano consecutivo

O Município de Vila Nova de Poiares conseguiu em 2018 uma percentagem de 100% de água segura, ficando em primeiro lugar no 'ranking' distrital em matéria de qualidade de água para consumo humano.

Ler mais

Viatura elétrica reforça serviços municipais e reduz impacto ambiental no Mercado

veiculo eletrico

Aquisição com financiamento do Fundo Ambiental no âmbito da logística descarbonizada e economia circular

O Município de Vila Nova de Poiares já conta com uma viatura elétrica de apoio aos serviços de ambiente. 

Trata-se de um quadriciclo 100 % elétrico com componente de carga e limpeza, adquirido no âmbito de uma candidatura efetuada ao Fundo Ambiental, na “Logística descarbonizada e economia circular para mercados tradicionais de frescos”, em que o Município viu aprovado o projeto para a implementação de medidas para a redução dos impactes ambientais no Mercado de Vila Nova de Poiares.

Ler mais

Viatura elétrica reforça serviços municipais e reduz impacto ambiental no Mercado

veiculo eletrico

Aquisição com financiamento do Fundo Ambiental no âmbito da logística descarbonizada e economia circular

O Município de Vila Nova de Poiares já conta com uma viatura elétrica de apoio aos serviços de ambiente. 

Trata-se de um quadriciclo 100 % elétrico com componente de carga e limpeza, adquirido no âmbito de uma candidatura efetuada ao Fundo Ambiental, na “Logística descarbonizada e economia circular para mercados tradicionais de frescos”, em que o Município viu aprovado o projeto para a implementação de medidas para a redução dos impactes ambientais no Mercado de Vila Nova de Poiares.

Ler mais

Obras de 1 milhão de euros no abastecimento de água e saneamento em Poiares

Arranque obra Casais

Duas novas adutoras de abastecimento de água e um novo ponto de entrega de águas residuais

O Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, e o presidente do conselho de administração da Águas do Centro Litoral (AdCL), Alexandre Oliveira Tavares, visitaram as obras de investimento em curso na rede de abastecimento de água e saneamento em Vila Nova de Poiares.

Ler mais