• Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

O Gabinete de Apoio ao Empreendedor (GAE) surge de uma parceria ancorada na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), através da Rede Regional de Suporte ao Empreendedorismo que se constituiu como um esforço coletivo de inúmeras entidades locais, regionais e nacionais orientado para o apoio ao empreendedorismo e ao reforço da competitividade e inovação.

O GAE funciona através de um serviço existente no edifício municipal e presta apoio direto na dinamização local das iniciativas relacionadas com o Empreendedorismo.

Associado a esta dinâmica do GAE está patente um Protocolo de Colaboração assinado em maio de 2016, com o Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), Direção Geral dos Assuntos Europeus-Ministério dos Negócios Estrangeiros, designado de (ON) Oportunidades de Negócios na União Europeia destinado a informar os cidadãos e empresas.Neste contexto, o Município proporciona através do ON um leque de informações sobre as oportunidades de negócios na UE.

Acompanhe as novidades e os apoios financeiros do Portugal2020 e UE no seguinte endereço: oportunidades de negócios na união europeia ou através do e-portugal

Acompanhe as novidades para as EMPRESAS e EMPREENDEDORES no seguinte endereço: EMPRESAS e EMPREENDEDORES

São também parceiros do GAE na dinamização empreendedora local:

-  AEDP (Associação Empresarial de Poiares) - AEDP

- CIM-RC - Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra - CIM-RC

- DUECEIRA - (Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça) - DUECEIRA

-  Turismo Centro de Portugal:Investimentos Turismo Centro

- REDE - EUROPE DIRECT - Coimbra: A Rede de Centros de Informação Europe Direct constitui um dos principais instrumentos de que a União Europeia dispõe para informar os cidadãos europeus sobre a União Europeia, em particular sobre os direitos dos cidadãos da União Europeia e as prioridades da União Europeia (nomeadamente a estratégia para o crescimento Europa 2020), e promover a cidadania participativa a nível local e regional. Consulte em Europe Direct.

 

 

CIDADES CIRCULARES

 

- As cidades são motores potenciais da transição para uma economia circular. Com cerca de 75% da população europeia a viver em áreas urbanas, a maior parte do consumo, produção de resíduos e emissão de gases com efeito de estufa ocorre nas cidades. Além disso, as cidades europeias têm uma alta densidade de conhecimento, dados e capital. Essa concentração permite que as cidades impulsionem a agenda da economia circular e desbloqueiem benefícios econômicos, ambientais e sociais relacionados. Saiba mais em: https://www.circularcityfundingguide.eu/circular-cities/

Oportunidades de financiamento para os projetos de Cidade Circular: https://www.circularcityfundingguide.eu/funding-types-and-their-applicability/

VÍDEO DE APRESENTAÇÃO: https://youtu.be/6N95hM-owjU

 

 Resposta de Portugal à atual COVID-19

 

 

 

Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora

O Município de Vila Nova de Poiares a 22/05/2022 aderiu à RAID - Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora.

A Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora (RAID) liga serviços das diferentes áreas de governação, entidades regionais, municípios e associações de matriz empresarial, em especial da diáspora, que apoiam o investimento da diáspora e dispõem dos interlocutores, instrumentos e meios para o efeito.

Está em curso Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (Resolução Conselho de Ministros Nº 64/2020 de 18 de agosto) com o principal objetivo de valorização das comunidades portuguesas promovendo o investimento da diáspora, em especial no interior do país, bem como as exportações e a internacionalização das empresas nacionais através da diáspora. Encontra mais informação no site do programa https://pnaid.mne.gov.pt  bem como o Guia de Apoio ao Investimento da Diáspora que, de forma sistematizada, presta informação relevante e facilitadora da concretização de investimentos em Portugal.

O PNAID agrega um conjunto de iniciativas e programas de apoio, procurando facilitar o acesso a investidores da diáspora introduzindo majorações e dotações orçamentais específicas para promotores detentores de “Estatuto de Investidor da Diáspora”. 

O “Estatuto de Investidor da Diáspora” é requerido on-line e de forma autónoma em https://pnaid.mne.gov.pt/pt/pnaid-em-acao/obter-o-estatuto-de-investidor-da-diaspora . Este será sempre o primeiro passo no PNAID.

Informar também que a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas disponibiliza o Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ) ao qual o investidor poderá recorrer sempre que encontre qualquer dificuldade na implementação do seu projeto de investimento, no processo de regresso ou no relacionamento com os serviços do estado.

O GAID coordena a recém-criada Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora que de forma articulada mobiliza municípios, associações, incubadoras e serviços de estado para um acompanhamento mais próximo dos nossos investidores ao nível da informação, orientação empresarial, facilitação institucional, procura de fontes de financiamento, network local e regional, entre outras valências. De forma a usufruir deste acompanhamento mais próximo, deverá preencher o formulário eletrónico disponível em: https://forms.gle/NSuTUFnKiaFr5eXp7  .

Posteriormente será agendada uma reunião por videoconferência no sentido de conhecer o projeto de investimento bem como aferir as necessidades de apoio na sua concretização.

Se pretender um atendimento em Vila Nova de Poiares deverá contactar o GAE (Gabinete de Apoio ao Emigrante) através do ponto focal e agendar a sua reunião através dos seguintes contactos: 96 339 28 49 ou através de e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Guia de Apoio ao Investimento da Diáspora pdf

O Guia de Apoio ao Investimento da Diáspora é uma concretização do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), coordenado pelas Secretárias de Estado das Comunidades Portuguesas e da Valorização do Interior. Mais informação útil pode ser encontrada na página do PNAID.

Cidadãos portugueses emigrados que optem por regressar a Portugal, podem verificar os apoios em https://www.programaregressar.gov.pt/pt/

 

Nestas matéria e noutras matérias relacionadas com projetos de investimento, ideias de projetos e candidaturas a outros financiamentos comunitários, o GAE está disponível para ajudar a esclarecer e a obter mais informações, através da marcação de reunião, Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (963392849).