Escola-Sede do Agrupamento de Escolas de V.N.Poiares é uma das 100 escolas que serão intervencionadas
A Escola EB 2, 3/S Dr. Daniel de Matos em Vila Nova de Poiares vai finalmente ver removida a cobertura de fibrocimento, integrando a lista das 100 escolas que serão intervencionadas para este efeito.
O Município de Vila Nova de Poiares, através do seu presidente João Miguel Henriques, já assinou o acordo de colaboração para a operação de remoção de fibrocimento dos equipamentos escolares, numa cerimónia onde esteve o próprio Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, em São Pedro do Sul.
Trata-se de um acordo celebrado com as 56 autarquias onde vão ser realizadas as intervenções de remoção do amianto num investimento global entre 13 a 15 milhões de euros, sendo que o investimento previsto para Vila Nova de Poiares ronda os 250 mil euros.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, «esta era uma das nossas preocupações, que vem finalmente possibilitar a erradicação do amianto na escola-sede do nosso Agrupamento de Escolas». Referiu também que «o investimento será financiado a 100% pelos fundos estruturais europeus, não havendo por isso qualquer encargo para a autarquia a este nível», acrescentando que «com a assinatura deste acordo, o facto do Município se assumir como dono de obra permite uma resposta mais célere na gestão e execução da obra face à maior capacidade operacional do poder local autárquico».
O mesmo responsável sublinhou ainda a importância da intervenção naquele equipamento, que data da década de 80 e que desde então foi tendo algumas intervenções e melhoramentos, pontuais, sendo, no entanto, urgente assegurar que a escola possa ter uma intervenção de fundo e ser devidamente requalificada e adequada às necessidades atuais.
Refira-se que este acordo permite às autarquias a intervenção em equipamentos que são propriedade da administração central e a candidatura às linhas de apoio especificamente criadas para o efeito e que poderão ser apresentadas até final de Outubro deste ano.