• Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

logo mercadinhoTerra
Mostra e comercialização de produtos locais diretamente do produtor para o consumidor

O Município de Vila Nova de Poiares realiza na próxima sexta-feira a primeira edição da iniciativa "Mercadinho da Terra".

A inauguração está prevista para as 18h no renovado edifício do Mercado Municipal com o objetivo principal de divulgar os produtos e produtores locais, bem como promover os circuitos curtos de comercialização e a interação entre o produtor e o consumidor, ao mesmo tempo que se valoriza culturalmente os produtos e a oferta turística do concelho.

Para o Presidente da Câmara Municipal, a ideia é «apostar numa lógica de proximidade entre o cidadão e os produtores locais e regionais, valorizando os produtos endógenos, numa iniciativa que alia a componente comercial à sensibilização para a preservação dos tipos de agricultura tradicional e a promoção de hábitos de alimentação saudáveis».

«A ideia é apostar no conceito do mercado tradicional, mas numa abordagem moderna, com uma imagem cuidada e disponibilizar às pessoas produtos provenientes diretamente dos agricultores e produtores, contribuindo para a sustentabilidade não só económica como ambiental», acrescentou.

Refira-se que ao todo serão 27 as bancas disponíveis, com os mais variados artigos, desde produtos hortofrutícolas, frescos, legumes e frutas, compotas, mel, doçaria, entre outros. A programação contará ainda com animação cultural, a cargo da Companhia de Teatro Experimental de Poiares / CAPRI; Grupo de Guitarras da Academia de Música Gabriel Matos; Grupo de Dança "Funny Dance" e Associação Cultural Grupo Folclórico e Etnográfico de Vila Nova de Poiares.

O evento contará ainda com uma tasquinha para os tradicionais ‘comes e bebes’, dinamizada pelo Centro de Convívio do Carvalho.

Esta será a primeira edição de uma iniciativa mensal, a realizar sempre nas últimas sextas-feiras do mês, sendo que a frequência poderá vir a ser alterada em função da afluência de visitantes e da adesão dos produtores.

Mercadinho TerraA4