• Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

escalada

Parede de Escalada oferece condições ímpares para a iniciação à modalidade

A Zona de Escalada da Fraga acolheu o APoiares 2023, evento que reuniu mais de 60 escaladores em Vila Nova de Poiares. Tratou-se de uma iniciativa da FPME - Federação Promotora de Escalada de Competição e da Câmara Municipal, que pretendeu promover a modalidade e, em particular, as características únicas deste local.

A ‘Escola de Escalada da Fraga’, como já é apelidada, destaca-se no panorama nacional por se revelar perfeita tanto para a iniciação à escalada quanto para o avanço consistente em níveis de dificuldade acessíveis.

A zona de escalada da Fraga oferece uma variedade de vias que atendem a diferentes níveis de experiência. A "Rua Sésamo" é o ex-libris desta área, com quinze vias que variam de grau III a 6a, tornando-a ideal para praticantes de todas as idades. Além disso, duas vias permitem a introdução à escalada multi-largos. A altura varia dos 5 a 15 metros, proporcionando uma experiência desafiadora e segura.

No total são 41 vias distribuídas em quatro setores diferentes, que incluem a referida “Rua Sésamo”, o "Miradouro" e o “Penedo Mouro” com vistas deslumbrantes para Vila Nova de Poiares, a par do desafiador "Penedo da Desgraça,", cujas características oferecem aos praticantes zonas de grande qualidade e diversidade técnica.

Desde a sua inauguração, em agosto de 2020, a Zona de Escalada da Fraga, tem atraído visitantes e atletas com os mais variados níveis de experiência, desde os que se estão a iniciar até escaladores regulares que desejam aprimorar a sua técnica e capacidade.

Os afloramentos rochosos de quartzito, têm uma orientação de leste o que possibilita a prática da escalada em quase todo o ano, sendo que nos dias soalheiros de inverno o ideal é realizar-se nos períodos da manhã, enquanto nos meses mais quentes de verão, os períodos da tarde são os mais indicados.

Refira-se que o APoiares 2023 contou com o apoio da Junta de Freguesia de São Miguel de Poiares e da ARSM - Associação Recreativa de São Miguel de Poiares.