OTL - Para jovens

Programas de Ocupação de Tempos Livres

A Câmara Municipal informa que se encontram abertas as candidaturas aos Programas de Ocupação de Tempos Livres do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

Se tens entre 18 e 30 anos, estes programas são financiados para todos os participantes.

Até dia 22 de abril pode apresentar a candidatura da sua entidade em várias áreas, para os projetos de Curta e Longa Duração.

As candidaturas das Entidades Promotoras, bem como a inscrição dos jovens, deverão ser feitas online através plataforma informática dos Programas.

Neste sentido, é necessário fazer o registo (da entidade, do monitor e do dinamizador) na Plataforma em https://programas.juventude.gov.pt , antes da inserção do projeto.

As Áreas de intervenção prioritárias definidas para 2020 são:

1. Fitossanidade;

2. Ambiente;

3. Saúde;

4. Combate à exclusão social;

5. Cidadania.

CURTA DURAÇÃO

Podem candidatar-se ao desenvolvimento de projetos de curta duração os seguintes promotores:

a) Jovens monitores com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, desde que em parceria com uma das entidades mencionadas na alínea seguinte;

b) Associações juvenis inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ); clubes desportivos, associações de modalidade e federações desportivas; organizações não-governamentais; Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias e Mutualidades; Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia; outras entidades privadas sem fins lucrativos.

Realização dos projetos de 15 de junho a 13 de setembro de 2020 (sujeitas a confirmação)

Calendarização:

·      Até 22 de abril: Divulgação e apresentação de candidaturas das Entidades Promotoras;

·      De 23 e 24 de abril: Análise e aprovação dos projetos pela Direção Regional/Conselho Diretivo;

·      De 27 de abril a 11 de maio: Audiência Prévia – CPA e reformulação dos projetos.

·      A partir de 11 de maio, até 5 dias antes do início de cada projeto: Inscrição dos Jovens.

Duração do projeto: mínima de 5 dias e máxima de 10 dias.

O período de ocupação diária dos jovens não pode ser superior a cinco horas.

Jovens participantes: mínimo de 10 e um máximo de 15 jovens, entre os 12 e os 17 anos.

Valor da bolsa horária: para os jovens monitores, é de 1€ de acordo com a seguinte fórmula de cálculo: 1€ X nº de Jovens por Projeto X nº de Horas/Dias X nº Dias do Projeto

LONGA DURAÇÃO

Podem candidatar-se ao desenvolvimento de projetos de longa duração os seguintes promotores:

a) Jovens dinamizadores, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, que desenvolvam projetos em parceria com qualquer uma daquelas entidades previstas na alínea seguinte, não podendo ser titulares de qualquer prestação de proteção no desemprego.

b) Associações juvenis inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ); clubes desportivos, associações de modalidade e federações desportivas; organizações não-governamentais; Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias e Mutualidades; Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia; outras entidades privadas sem fins lucrativos e as entidades privadas com fins lucrativos, desde que prossigam os objetivos previstos no artigo 6.° e dentro das áreas de intervenção identificadas no artigo 7.° da Portaria n.º 205/2013, de 19 de junho.

Realização dos projetos de 1 de maio a 30 de novembro

Calendarização:

· Apresentação dos projetos de 1 de abril a 30 de setembro, devendo os projetos ser apresentados 30 dias úteis antes do respetivo início.

· Aprovação dos projetos: até 15 dias úteis do início do projeto.

Valor da bolsa horária:

· Jovens dinamizadores (LD) é 2,00€/hora, de acordo com a seguinte fórmula: valor/hora x número de horas.

Aspetos técnicos:

· Os projetos têm um período mínimo de 264 horas e máximo de 396 horas.

· O período de ocupação diária dos jovens dinamizadores não pode ser inferior a três horas nem superior a seis horas.

Para apoio nas candidaturas e mais informações: 964 038 645 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.