Geminações
I - Douchy-Les-Mines (França)
O Município de Vila Nova de Poiares celebrou o seu primeiro acordo de geminação com a Vila de Douchy-Les-Mines (França), a 11 de Novembro de 1990.
Desde então as Autarquias têm organizado diversas actividades de intercâmbio cultural dirigidas aos seus munícipes (jovens e idosos) e associações culturais, nomeadamente Filarmónicas e Grupos Folclóricos.
Outro dos pontos deste acordo de geminação está relacionado com o socorro e protecção civil, tendo as Corporações de Bombeiros trocado experiências e conhecimentos nesta área.
II - Mielec (Polónia)
A geminação de Vila Nova de Poiares com Mielec surgiu devido à parceria já existente entre estes dois Municípios e o de Douchy-Les-Mines. O protocolo foi assinado a 4 de Junho de 2001.
A Geminação entre Poiares e Mielec incide, essencialmente, nas vertentes culturais e educacionais. Sublinhe-se ainda o facto de, à época, a Polónia estar prestes a integrar a União Europeia.
- Projeto - Wspólnie z miastami partnerskimi świętujemy 550-lecie lokacji Mielca (Mielec is celebrating the 550th anniversary together with its twin towns) -
Information
III-Maio (Cabo Verde)
A Geminação com o Município de Maio enquadra-se no espírito de ajuda e cooperação unilateral comum a todos os acordos deste género com os PALOP. Vila Nova de Poiares tem assente a sua parceria com Maio na formação de quadros, na ajuda à aquisição de equipamentos para as escolas, material escolar para os alunos e material logístico.
O acordo de Geminação foi celebrado a 9 de Outubro de 1997, pelos Presidentes dos Municípios de Vila Nova de Poiares e Maio, Jaime Soares e Manuel Ribeiro, respectivamente.
IV - Caué (São Tomé e Príncipe)
Firmado a 6 de Outubro de 1997, este acordo de Geminação tem servido para dotar aquele Município de melhores condições para os seus cidadãos.
Um dos projectos realizados foi a construção de um recinto desportivo, em parceria com os Municípios Portugueses de Boticas e Matosinhos.
V - Lichinga (Moçambique)
Este acordo tem por objectivos a formação de quadros e apoio na construção de infraestruturas, tal como outros já firmados com municípios dos PALOP.
Foi assinado a 10 de Agosto de 2001.
VI - Liquiçá (Timor Lorosae)
O primeiro passo foi dado no XII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses, com a assinatura do protocolo a ter lugar em 2001, aquando da deslocação do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, Jaime Soares, ao Distrito de Liquiçá.
O apoio do Município poiarense é visível sobretudo na área educativa, através da construção de um centro escolar.