• Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

Natureza e Aventura

Vila Nova de Poiares tem paisagens de grande beleza, não só de montanha como fluviais, de que são exemplo os rios Mondego e Alva, perfeitos para a prática de desportos de natureza e aventura como descidas de rio, canoagem ou pesca desportiva.

Se preferir actividades mais radicais, pode aproveitar os inúmeros trilhos e caminhos do nosso território, para a prática de BTT e desporto automóvel off-road, ou simplesmente para uma caminhada/corrida pelos diferentes percursos que existem no concelho.

São atrativos que certamente farão a diferença para quem gosta de desporto e do contacto com a Natureza.

 

 

Centro Cycling de Vila Nova de Poiares

Percurso Verde (21)

Percurso acessível a todos os praticantes da modalidade, de todas as idades e sem grande exigência técnica. Desenvolve-se essencialmente alternando piso asfaltado e caminhos em terra batida. Explora o território norte e nascente próximo do centro do concelho e leva-o a descobrir o recanto natural da Quinta da Moenda, áreas florestais, paisagens agrícolas e o património construído de São Miguel de Poiares. No regresso ao ponto de partida, o percurso acompanha o Parque verde de Poiares.
Folheto Informativo
Ficheiro KML/GPX

Percurso Azul (22)

Percurso dirigido a ciclistas com pouca experiência, sendo pouco exigente a nível técnico e físico. Decorre em piso estável e coincide no troço inicial/ final com o percurso verde, prolongando-o. Por caminhos florestais, explora o território nascente e as vertentes das serras de São Pedro Dias e do Bidueiro, de onde se tem uma vista privilegiada para as serras da Estrela, Caramulo e Lousã. Inicia-se a descida na serra de São Miguel até ao ponto de início, acompanhando o Parque Verde no troço final.
Folheto Informativo
Ficheiro KML/GPX

Percurso Vermelho (23)

Percurso vocacionado para ciclistas com experiência e resistência física, desenvolvendo-se em piso variável com algumas passagens exigentes. Coincide ao início com o percurso verde, atravessando a área natural da Quinta da Moenda, e cruza-se com os trilhos do Centro Cyclin' de Penacova, explorando o traçado da Ribeira de Poiares até ao rio Mondego. Aí, pode-se disfrutar do Louredo Natura Parque antes de iniciar a grande subida. Atravessa paisagens florestais, campos de cultivo e várias aldeias no regresso ao ponto de partida.
Folheto Informativo
Ficheiro KML/GPX

Percurso Vermelho (24)

Percurso dirigido a ciclistas com experiência, boa capacidade técnica e resistência física, desenvolvendo-se em piso bastante variável com passagens técnicas. Coincide na parte inicial e final do seu traçado com o percurso P23 - Vermelho, prolongando-o a poente. Decorre em áreas florestais e rurais, cruzando montes e vales. Destaque para a passagem junto do posto de vigia da serra do Carvalho, ponto mais elevado do concelho com 458 m de altitude, que permite vistas únicas sobre o rio Mondego e cidade de Coimbra.
Folheto Informativo

Ficheiro KML/GPX

Percurso Preto (25)

Percurso dirigido a ciclistas com muita experiência, capacidade técnica e resistência física. Decorre em áreas florestais e rurais e partilha vários troços com o percurso azul. Divergindo para sul, onde se cruza com a ribeira do Cascalho, explora depois as vertentes das serras de São Miguel e do Bidueiro, com vista privilegiada para as serras da Estrela, Caramulo e Lousã. Segue em descida até à paisagem singular do rio Alva, que acompanha brevemente. Em São Pedro Dias reencontra-se o percurso azul no regresso ao ponto de início.
Folheto Informativo

Ficheiro KML/GPX

Percurso Preto (26)

Percurso dirigido a ciclistas com elevada experiência, capacidade técnica e resistência física, com trilhos de todo o tipo. De sentido anti-horário, o seu traçado resulta dos percursos azul P22 e vermelho P24, com a introdução de um troço de ligação na serra da Soalheira. Explora todo o território, com destaque para as serras do Bidueiro e do Carvalho, cujos postos de vigia marcam os pontos mais altos do concelho, e para as secções junto ao rio Alva, ribeira de Poiares, rio Mondego e Louredo Natura Parque.
Folheto Informativo

Ficheiro KML/GPX

PERCURSOS PEDESTRES DE VILA NOVA DE POIARES

Percurso 1

Percurso Pedestre da Serra do Carvalho

9.5km

Locais de passagem: Carvalho, Terreiros do Além, Terreiros de Santo António, Soutelo, Lanteiros e Louredo

 Folheto informativo (Português) 

Folheto informativo (Ingês) 

 Percurso em ficheiro KML

 

Percurso 2 

Percurso Pedestre Ribeira de Poiares

7.6km percurso principal

11.1km percurso com variantes

Locais de passagem: Jardim de Homenagem ao Poiarense, Complexo Desportivo, Terminal de Camionagem, Parque de apoio ao Visitante (Autocaravanas), Ribeira de Moinho, Ponte Romana, Moinho da Rosa, Lagar fundeiro, Cascata da Ervideira, Estandarte da EN2, Rio Mondego e Louredo.

Folheto informativo (Português)

Folheto informativo (Inglês)

Percurso em ficheiro KML (sem variantes)

Percurso em ficheiro KML (com variantes)

 

Percurso 3

Percurso Pedestre “Viver o Alva”, inserido na Grande Rota do Alva

7.9km

Ponte de Mucela - Moura Morta – Barragem das Fronhas 

Folheto informativo (Português) 

Folheto informativo (Inglês) 

Percurso em ficheiro KML

 

 

 

ZONA DE ESCALADA DA FRAGA

Folheto informativo dos Setores de Escalada - DOWNLOAD

croqui poiares A4 web

croqui poiares A4 web2

A Zona de Escalada da Fraga nasce da parceria entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares e a Federação Promotora de Montanhismo e Escalada com o objetivo de proporcionar mais uma possibilidade de prática de escalada na zona centro do país. Situa-se na freguesia de São Miguel, em Vila Nova de Poiares. Localizados na proximidade do Complexo de Piscinas da Fraga.

Os afloramentos rochosos de quartzito, têm uma orientação de leste o que possibilita a prática da escalada em quase todo o ano. Nos dias soalheiros de inverno a prática pode realizar-se nos períodos da manhã e, nos meses mais quentes do verão, nos períodos da tarde.

Existem quatro setores:

No setor “Miradouro”, podemos contemplar a vista não só perante o vale da Fraga mas também, para Vila Nova de Poiares. Neste setor encontram-se cinco vias com dificuldades do IV+ ao 6c. Altura das vias: 8 a 10 metros.

Segundo a lenda, numa pequena gruta de um dos penedos do monte da Fraga, viveu um mouro com a sua família, daqui derivando o nome do “Penedo do Mouro”, neste setor estão equipadas duas vias na gruta com uma dificuldade superior (6c e 7a). Altura das vias: 8 metros.
No lado oposto do vale, existe um outro penedo que segundo os populares, a designação de “Penedo da Desgraça”, deve-se ao facto da dificuldade em vencer o desnível na busca de lenha e pasto para os animais.
Aqui encontra-se a maior concentração de vias, 19 no total, oferecendo aos praticantes, vias de qualidade e diversidade técnica até à dificuldade de 7b+. Ainda neste sector, encontra-se a primeira via de escalada aberta nesta zona, no ano de 2007, por José Miguel Pereira. A via “Zé Cogumelo” é uma via de autoproteção, sendo necessários os respetivos equipamentos - a reunião está equipada. Altura das vias: 10 a 18 metros.

A “Rua Sésamo” é o ex-libris desta zona para a iniciação à escalada, oferecendo aos praticantes de todas as faixas etárias, quinze vias com ratio de dificuldade do III grau ao 6a - é sem dúvida o sector onde o conceito “escalada em família” serve na perfeição. Tem a particularidade da existência de duas vias que permitem a iniciação à escalada “multi-largos”.
Altura das vias: 5 a 15 metros.

 

Complexo das Piscinas da Fraga

O complexo de Fraga – Zona de Recreio e Lazer, localizado em São Miguel de Poiares, junto à EN-17, é dotado das melhores e mais modernas condições, dispondo de seis piscinas naturais, espaços de recreio e lazer , zona de merendas , vários locias de sombra, bar de apoio e esplanada.

O espaço tem ainda excelentes acessos e parque de estacionamento livre. Se a tudo isto juntamos uma envolvente natural verdadeiramente convidativa e de beleza singular, com paisagens deslumbrantes, estando reunidas todas as condições para que os visitantes possam desfrutar de magníficos momentos de lazer e diversão.

Fraga