• Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Notícias

Município de Poiares é Autarquia Familiarmente Responsável

autarquiaresponsavel

Distinção atribuído à Câmara Municipal pelo terceiro ano consecutivo

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares recebeu ontem, pelo terceiro ano consecutivo, a bandeira de Autarquia Familiarmente Responsável, distinção atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) que destaca as autarquias do país em matéria de responsabilidade familiar.

Ler mais

Alunos de Poiares plantam árvores autóctones na Serra do Carvalho

reflorestacao

Iniciativa no âmbito do projeto Integrar – Estilos de Vida Saudáveis

Cerca de 80 alunos do 8º ano da Escola E.B 2,3/S Dr. Daniel de Matos participaram hoje numa iniciativa de reflorestação na Serra do Carvalho, junto do Posto de Vigia, no contexto do projeto Integrar – Estilos de Vida Saudáveis, promovido pelo Centro de Convívio do Carvalho, e financiado pelo programa Bairros Saudáveis.

Ler mais

Toyota Land Cruiser ‘invadiram’ Vila Nova de Poiares

toyotalcruiser

1º Encontro Nacional do modelo da marca japonesa reuniu mais de meia centena de 4x4

Vila Nova de Poiares acolheu este sábado o 1º Encontro Nacional Toyota Land Cruiser, numa organização conjunta do grupo Português com o mesmo nome do icónico 4x4 japonês e do Poyares Rotações através do seu núcleo Poiares Off Road, em parceria com a Câmara Municipal.

Ler mais

Jovens alunos franceses à descoberta da gastronomia de Poiares

visitafranca

Iniciativa no âmbito do programa europeu ERASMUS+ 2021/23

Um grupo de 16 jovens franceses, entre os 17 e os 20 anos, está em Vila Nova de Poiares durante esta semana para descobrir a excelência da gastronomia local, no âmbito de um projeto financiado pelo programa Erasmus+ 2021/23, que envolve o Agrupamento de Escolas do Concelho e estabelecimentos de ensino em França, Itália e Espanha, e que decorrerá ao longo de dois anos.

Ler mais

Ministra da Agricultura debateu em Poiares setor da Caprinicultura

ministraagricultura

Reunião com Centro de Competências da Caprinicultura 

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, esteve em Vila Nova de Poiares este fim-de-semana, para uma reunião com o Centro de Competências da Caprinicultura (C.C.C.), em particular com os membros que representam as associações de produtores, e ainda com autarcas locais.

Ler mais

Livro “Inês, a inventora de profissões” apresentado a alunos de Poiares

inescim

Iniciativa no âmbito do programa Realiza.te da CIM – Região de Coimbra

O Município de Vila Nova de Poiares e a Comunidade Intermunicipal – Região de Coimbra (CIM-RC), em parceria com o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, prepararam uma sessão de leitura interativa online com o escritor Pedro Soromenho, para alunos dos 3º e 4º anos dos Centros Escolares de Arrifana e São Miguel de Poiares.

Ler mais

Abertas as candidaturas para os Jovens Autarcas de Poiares 2022

jautarcas

Iniciativa da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares já vai na sua quarta edição

O Município de Vila Nova de Poiares já tem em marcha a quarta edição do Programa Jovens Autarcas, estando neste momento a decorrer o período para apresentação de candidaturas, cuja data limite é 29 de novembro.

Ler mais

Poiares ganha Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano

seloaguaqexemplar

Galardão atribuído pela ERSAR durante a 16ª Expo Conferência da Água

O Município de Vila Nova de Poiares foi novamente distinguido com o Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano 2020, numa cerimónia que decorreu em Lisboa, a encerrar a 16º Expo Conferência da Água, e na qual marcou presença o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques.

Ler mais

2ª edição de “A Nossa Floresta” aposta na diversificação do espaço florestal

anossafloresta

Medida dirigida a todos os proprietários florestais com limite de 300 plantas por pedido

O Município de Vila Nova de Poiares aprovou por unanimidade em reunião da Câmara Municipal o programa “A Nossa Floresta”, que pretende disponibilizar árvores, de espécies autóctones, para incentivar os proprietários florestais a criarem uma floresta mais resiliente e diversificada.

Ler mais

Município de Poiares um dos vencedores do Prémio Aristides Sousa Mendes

premioaristides

Projeto ‘Nas malas deixámos o coração…’ em parceria com o Agrupamento de Escolas

O Município de Vila Nova de Poiares foi um dos cinco vencedores da primeira edição do Prémio Autárquico ‘Aristides de Sousa Medes e outros salvadores portugueses – Holocausto, valores universais, humanismo e justiça’, na categoria Fazer Acontecer’ com o projeto ‘Nas malas deixámos o coração…’, numa parceria com o Agrupamento de Escolas do Concelho.

Ler mais

Jovens voluntários europeus reunidos em Vila Nova de Poiares

volunteer

Câmara Municipal promoveu encontro sob o lema Volunteers in Poiares – Our Green Future

O Município de Vila Nova de Poiares organizou este fim-de-semana o evento Volunteers in Poiares – Our Green Future, iniciativa que se inseriu no projeto internacional de voluntariado jovem promovido pela Câmara Municipal Volunteer in Poiares; Education and Nature, no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade, financiado pela União Europeia.

Ler mais

Apresentado projeto ‘Poiares diz stop à erva-das-pampas’

ervadaspampas

Iniciativa da Câmara Municipal pretende sensibilizar e combater avanço da espécie invasora

O Município de Vila Nova de Poiares apresentou hoje publicamente o projeto “Poiares diz Stop à Erva-das-Pampas’, numa sessão que decorreu online e na qual marcaram presença a Vereadora com o Pelouro do Ambiente, Maria da Luz Pedroso, Hélia Marchante, professora da Escola Superior Agrária de Coimbra e uma referência nestas matérias, assim como diversas entidades e técnicos ligados ao setor.

Ler mais

Município apresentou projeto Poiares + Sustentável Dose Q.B.

poiaresdoseqb

Iniciativa da Câmara Municipal pretende combater o desperdício alimentar

O Município de Vila Nova de Poiares apresentou publicamente o projeto Poiares + Sustentável Dose Q.B, no âmbito de uma candidatura aprovada e financiada pelo Fundo Ambiental, numa sessão que decorreu online.

Ler mais

Município e GNR promoveram ação de sensibilização nos Centros Escolares

minifardas criancas 2

Crianças receberam mini-fardas para participarem nas ações devidamente equipadas

A ação de sensibilização decorreu nos centros escolares de São Miguel e Santo André, com as crianças que estão a frequentar o programa de férias "Verão em Atividade", numa atividade realizada em parceria pelo Destacamento Territorial da GNR de Coimbra e o Município de Vila Nova de Poiares.

Ler mais

Poiares assinou contrato-programa para AIGP do Alva – 1.ª fase

ass AIGP alva2

Medida integrada no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência

O Município de Vila Nova de Poiares assinou hoje na Pampilhosa da Serra o contrato-programa para a criação da AIGP – Área Integrada de Gestão da Paisagem – do Alva, com apoio previsto no Programa de Recuperação e Resiliência, numa ação que contou com a do Primeiro Ministro, António Costa.

Ler mais

Mural dedicado a Phil Mendrix no Dia Mundial do Rock

Mural phil mendrix

Iniciativa pretendeu eternizar o virtuoso guitarrista na sua aldeia de Venda Nova

Para assinalar o Dia Mundial do Rock, a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares apresentou um mural evocativo de Phil Mendrix, nome artístico de Filipe Mendes, na aldeia onde tinha fortes ligações familiares, Venda Nova.

Ler mais

Piscinas da Fraga abrem ao público no próximo sábado dia 3 de julho

foto fraga

Espaço terá limitação de um máximo de 250 pessoas em simultâneo

É já no próximo sábado, dia 3 de julho, que o Complexo das Piscinas da Fraga irá abrir as suas portas, marcando oficialmente o arranque da época balnear naquele espaço ímpar de Vila Nova de Poiares, ainda que com restrições no modo de funcionamento, em virtude da situação atual de pandemia que vivemos.

Ler mais

Poiares integra Rede Nacional de Coworking e Teletrabalho

Assinatura acordo cooperacao1

Assinatura de acordo de cooperação decorreu no Ministério da Coesão Territorial

O Município de Vila Nova de Poiares assinou hoje o acordo de cooperação para estabelecimento de espaços de teletrabalho nos territórios do interior, no âmbito da CIM-Região de Coimbra, passando assim a integrar a Rede Nacional de Espaços de Coworking «Teletrabalho no Interior. Vida Local, Trabalho Global».

Ler mais