Fundo Florestal Permanente - Apoio destruição de ninhos
O Município de Vila Nova de Poiares desenvolveu nos últimos meses ações consideradas na candidatura aprovada e no seguimento da publicação do anúncio de abertura de procedimento concursal 02/0143/2019, para Apoio à destruição de ninhos de Vespa Velutina - 2019, financiada pelo Fundo Florestal Permanente no montante de 10.000,00€.
Ao longo de todo ano o Município, mas com maior incidência nos meses de Julho a Novembro, tem efetuado o combate a esta praga invasora com objetivo da destruição dos ninhos e colônias de Vespa Velutina, grande predador de abelhas melíferas, de outros insetos e mesmo de árvores de fruto que, ao colocar em risco os recursos apícolas surge como uma ameaça ao cumprimento pelos espaços florestais da imprescindível função ecológica e, por consequência agrícola e econômica, que é a polinização das plantas.
Com o apoio concedido pelo FFP através desta candidatura e com fundos próprios do Município, o trabalho desenvolvido aumentou significativamente a capacidade de intervenção e a diminuição do tempo que medeia entre o avistamento e a destruição.
Importa ainda referir que até ao dia 10 de Novembro foram destruídos ou intervencionados mais de 150 ninhos em todo o concelho.
Temos ainda verificado que a população está atenta e ao mesmo tempo preocupada com esta praga e logo que avista vespas dá de imediato o alerta para o Município, para os Bombeiros e para Guarda Nacional Republicana. Em alguns casos inclusive faz o registo nas plataformas do ICNF.
Informamos que qualquer Munícipe pode fazer o registo do avistamento de ninhos de Vespa Velutina - Asiática através do link http://stopvespa.icnf.pt e assim desencadear todo o processo para a destruição das várias colônias/ninhos.
O Serviço Municipal de Proteção Civil solicita que no caso do avistamento de ninhos deverá continuar a contactar o Município em horário de expediente (09h00 às 17h00) no balcão de atendimento ou através do telefone 239 420 850 ou depois os Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares presencialmente ou pelo telefone 239 429 010.
Todos Somos Proteção Civil