• Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

JPS 5068 Large

Troço incluído no estudo de viabilidade da alternativa à Estrada da Beira

O Executivo Municipal de Vila Nova de Poiares aprovou por unanimidade, na sua última reunião, o estudo apresentado pela Comunidade Intermunicipal – Região de Coimbra (CIM-RC), sobre a “Viabilidade da Variante à EN17 – Entre o Nó de Ceira da A13 e a Ponte Velha, incluindo a ligação de Vila Nova de Poiares ao IP3/IC6”.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, este «é um passo firme para a concretização daquele que tem sido um dos nossos desígnios, desde que tomámos posse em 2013, nomeadamente a construção de uma ligação rápida e segura da Zona Industrial de Vila Nova de Poiares ao IP3, que permita um desenvolvimento económico e social do Concelho, de forma sustentada».

«Esta é uma vantagem que não é só para o nosso território, mas para toda a região, na medida em que a esmagadora maioria do tráfego de mercadorias em direção a norte se processa através desta ligação, cruzando o nosso Concelho», sublinhou João Miguel Henriques.

Em cima da mesa estão a construção de três troços, nomeadamente a ligação desde o nó de Ceira da A13 até Vale Carvalhal, um segundo desde este local até à Ponte Velha, e um terceiro troço, que passará a norte da Vila e da Zona Industrial, desde o lugar de Vale Carvalhal até ao IP3.

Trata-se de uma unanimidade extensiva aos diferentes municípios que compõe a CIM-RC, em particular os que se localizam a sul do Rio Mondego, e que aponta para a viabilidade imediata para o início dos projetos de execução do traçado que ligará o pólo industrial de Vila Nova de Poiares ao Itinerário Principal 3.