Município festejou 13 anos de atividade do Jugado de Paz em Vila Nova de Poiares
O Julgado de Paz de Vila Nova de Poiares comemorou o seu 13º aniversário, tendo para o efeito o Município proporcionado um jantar de confraternização, onde estiveram presentes os atuais e antigos funcionários, incluindo os juízes de paz que exercem ou já exerceram funções neste órgão.
Neste jantar estiveram ainda presentes o Presidente da Câmara Municipal e ainda alguns convidados, nomeadamente dois representantes do Conselho dos Julgados de Paz, a conselheira, Dra. Fernanda Carretas e o secretário-geral Dr. João Martins, e ainda o subdiretor geral da Direção Geral da Política da Justiça, Dr. Renato Gonçalves.
Durante o jantar foi feito o balanço da atividade deste órgão descentralizador da justiça, com o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, a reconhecer «a importância dos julgados de paz, não só na relação de maior proximidade com as pessoas, mas também na agilização da tramitação dos processos mais céleres e mais simples de resolver, contribuindo para retirar dos tribunais um volume considerável de processos».
Apelou a que haja uma maior divulgação das valências e respostas que os Julgados de Paz proporcionam, dado que, na sua perspetiva, «as pessoas não têm ainda um conhecimento efetivo do tipo de casos e situações que podem ser tratados e resolvidos nestas instâncias judiciais», considerando até que «os julgados de paz poderiam mesmo ser aproveitados para uma maior descentralização dos processos, dando-lhes capacidade para resolver casos de dimensão maior e, com isso, retirar ainda mais ‘peso’ dos tribunais, contribuindo para que a justiça possa ser aplicada de forma mais célere e eficaz».
Reiterou que «a Câmara irá continuar a ser um parceiro ativo e empenhado no apoio a estes serviços de forma a poder continuar a proporcionar às populações um maior e mais fácil acesso à justiça».