• Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

maq costura 1
Exposição da coleção do Dr. Louzã Henriques estará patente até 17 de abril

Intitulada “Máquinas de Costura – Parra, peles, fibras e pelos”, a exposição que contém um conjunto de mais de meia centena exemplares da coleção do Dr. Louzã Henriques foi recentemente inaugurada e estará patente até dia 17 de abril, no CCP – Centro Cultural de Poiares, mostrando a evolução destes equipamentos ao longo da história.

A sessão de inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Dr. João Miguel Henriques, bem como da presidente da Assembleia Municipal, Dra. Lara Henriques de Oliveira, para além do próprio autor da exposição, Dr. Louzã Henriques, que sublinhou a importância destas máquinas no setor de produção têxtil que, além de possibilitar uma confeção mais rápida das roupas, também lhes permitiu terem costuras mais firmes e seguras.

Desempenhando um papel importantíssimo na própria revolução industrial, a invenção da máquina de costura contribuiu para uma maior e melhor relação custo-beneficio, substituindo a costura à mão e reduzindo o impacto direto no cansaço físico da produção manual.

Lembrou ainda o papel importantíssimo que estes equipamentos desempenharam na evolução do próprio setor têxtil, permitindo a sua industrialização e a produção de vestuário em série, tornando-o mais acessível, o que ‘revolucionou’ a forma de vestir da sociedade ao longo dos anos.

maq costura 2

O Presidente da Câmara Municipal agradeceu a disponibilidade do Dr. Louzã Henriques para partilhar com os poiarenses uma parte do seu vasto espólio, no caso, a cedência deste conjunto de peças antigas e que mostram a evolução da máquina de costura ao longo da história, contribuindo para o enriquecimento cultural de todos, divulgando e dando a conhecer a importância que estas máquinas tiveram na construção da sociedade moderna.

Recorde-se que esta é a segunda exposição da autoria do Dr. Louzã Henriques em Vila Nova de Poiares, já que, ainda recentemente esteve em exposição, também no CCP-Centro Cultural de Poiares, uma vasta coleção de máquinas de escrever.