Iniciativa envolve alunos, professores, pais e encarregados de educação.
O Município de Vila Nova de Poiares promoveu, no Centro Escolar de Santo André, um encontro com os Encarregados de Educação dos alunos do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Projeto EPIS (Empresários para a Inclusão Social - Potenciação do Sucesso Escolar), recentemente implementado e que está a ser desenvolvido em conjunto com o Agrupamento de Escolas.
A sessão iniciou-se com a Paula Marques (da Associação One Love Family) que apresentou aos pais e alunos da turma, algumas formas de promover uma alimentação mais saudável das crianças, contrariando os hábitos alimentares que integram produtos processados e altamente açucarados e que são altamente prejudiciais ao bom desenvolvimento das crianças.
Teve ainda lugar uma sessão de formação, promovida pela mediadora do projeto EPIS, com o intuito de abordar, com os encarregados de educação, temas essenciais à promoção do sucesso escolar dos alunos, com destaque para a importância do sono; métodos para realizar um estudo eficaz; a elaboração dos trabalhos de casa; a importância da comunicação em família e boas práticas parentais.
Em simultâneo, esteve também a decorrer uma atividade com os alunos da turma, onde se abordou e explorou, por meio de artes plásticas, o conceito de família e do que este representa para cada um deles.
Recorde-se que o EPIS é um projeto direcionado para a promoção do sucesso escolar, ajudando e apoiando aos alunos, de forma a promover as suas capacidades de aquisição de conhecimentos e competências, favorecendo e promovendo assim o ‘sucesso escolar’ dos alunos acompanhados e dos restantes elementos das suas turmas.
Para o Município, o objetivo é fazer com que os alunos apoiados consigam rapidamente colmatar as suas lacunas, aprendendo e apreendendo os conhecimentos de forma a transitarem de ano e cumprirem com sucesso os 12 anos de escolaridade.
Vila Nova de Poiares é um dos três municípios da Comunidade Intermunicipal de Coimbra com o programa EPIS, o qual a nível nacional, abrange um total de 84 turmas de 47 escolas públicas e inclui mais de 5.200 alunos nos programas de recuperação nos três primeiros ciclos de escolaridade.