Iniciativa premiou melhores fotografias 0-12 meses, 12-24 meses e melhor álbum de bebé
O Município de Vila Nova de Poiares entregou os Prémios aos vencedores no Concurso de Fotografia Bebé Poyares, numa sessão que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O prémio de melhor fotografia na classe 0-12 meses foi entregue a Bianca Ventura, enquanto que José Maria Rodrigues ganhou na classe dos 12 aos 24 meses, vencendo também o prémio de Melhor Álbum do Bebé (0-36 meses).
Os prémios atribuídos são meramente simbólicos, funcionando mais como um gesto de reconhecimento e motivação, e que, juntamente com outras medidas, constituem uma importante aposta na política de incentivo à natalidade e à fixação da população.
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, «esta é uma medida importante, porque apesar da população do concelho ter vindo a crescer ao longo dos últimos anos, reconhecemos que a tendência regional e nacional é a diminuição tanto em termos do total de população como fundamentalmente em termos de índice de natalidade».
Foi precisamente com este intuito que o Município de Vila Nova de Poiares tem desenvolvido um conjunto de medidas de apoio à fixação da população e de incentivo à natalidade, onde se destaca a gratuitidade dos manuais escolares e fichas de atividades para os alunos do 1º ciclo, também a criação do Regulamento Nascer + e também este Concurso de Fotografia Bebé Poyares, demonstrando uma «preocupação com o futuro da sustentabilidade do concelho e, desde já, trabalhar para as questões de desertificação dos territórios e envelhecimento das populações não atinjam níveis preocupantes e difíceis de combater», referiu.
Refira-se que estas medidas não têm sido tomadas de forma isolada, integrando um conjunto de medidas sustentadas com vista a um desenvolvimento alargado e sobretudo sustentado que permita proporcionar bem-estar e qualidade vida não só aos residentes, como a todos os que têm escolhido Vila Nova de Poiares para residir e constituir família.
É que, como sublinha o Presidente da Câmara Municipal, «quem vive em Poiares, arrisca-se a ser feliz!».