• Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

Discurso 25A2017

Partidos políticos voltaram a ter voz na Sessão Solene.

Homenagens a 22 trabalhadores do Município e descerramento do busto do Prof. Morais no Bairro Social com o seu nome, em S.Miguel de Poiares foram os momentos marcantes das comemorações do 43º aniversário da Revolução dos Cravos, promovidas pela Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares.

As comemorações iniciaram com a tradicional arruada pela Filarmónica Fraternidade Poiarense, concentrando-se depois no CCP-Centro Cultural de Poiares, para um dos momentos mais altos do dia, a Sessão Solene, com a presença das diferentes instituições e associações locais, bem como eleitos locais e população em geral, numa manifestação clara de que o espírito de Abril continua bem vivo junto dos poiarenses.

O discurso de abertura da Sessão Solene coube à Sra. Presidente da Assembleia Municipal, Lara Henriques de Oliveira, que sublinhou a importância da celebração desta data, que permitiu a afirmação e consolidação do poder local democrático.

FORÇAS POLÍTICAS FIZERAM OUVIR A SUA VOZ
À semelhança do que já tinha acontecido no ano anterior, o Executivo convidou todas as forças políticas que concorreram às eleições autárquicas para discursarem na Sessão Solene.

Todos os quatro partidos (PS, PSD, CDS e CDU) marcaram presença fazendo ouvir a sua voz, numa expressão dos valores democráticos, especialmente relevante em ano de eleições autárquicas, tendo os partidos, de uma forma geral, aproveitado o momento para fazerem sobressair as suas mensagens políticas de candidatura.

Sendo o último ano do primeiro mandato deste Executivo Municipal, o discurso do Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, incidiu sobre o balanço da atividade desenvolvida ao longo dos últimos 4 anos, com especial enfoque da recuperação financeira. «Reduzimos despesas, cortámos nas chamadas gorduras, renegociámos contratos, negociámos e restruturámos dívida e hoje, sem deixarmos de estar endividados, estamos com uma situação bem mais favorável. Readquirimos finalmente a sustentabilidade financeira e a capacidade de investimento», afirmou.

Reconhecendo que os problemas do Município não se resumiam à área financeira, lembrou também a pesada herança noutras áreas. «Herdámos outros problemas estruturais graves como são o exemplo da rede abastecimento de água, grande parte dela com mais de 40 ou 50 anos, apresentando os normais sintomas de grande desgaste e incapacidade para as atuais necessidades do Concelho», apontou, referindo que é nesta área que se estão «a concentrar os esforços de investimento para tentar recuperar o tempo entretanto perdido. Estamos, por isso, a tentar aproveitar ao máximo a oportunidade dos fundos estruturais europeus. Temos já aprovado cerca de meio milhão de euros de candidaturas, referentes a obras que estão neste momento em curso e estamos a trabalhar na elaboração de novos projetos e no lançamento de concursos para novas empreitadas».

O mesmo responsável lembrou também a crescente dinâmica cultural, social e desportiva com eventos frequentes em diversas áreas e que «contribuem para a vitalidade e afirmação do concelho e para a sua promoção no exterior», a par do investimento na criação de uma nova marca, através da qual «temos acentuado a nossa participação em feiras internacionais e nacionais onde tem sido feita uma divulgação das enormes potencialidades turísticas do concelho nomeadamente ao nível das suas fantásticas riquezas paisagísticas e gastronómicas, mas também da sua cultura e tradições nomeadamente o seu riquíssimo artesanato», disse.

Depois do caminho já trilhado, João Miguel Henriques não tem dúvidas de que «o Município de Vila Nova de Poiares transmite hoje uma imagem de credibilidade, organização e transparência. É com esta nova imagem que temos conseguido inverter a tendência e minimizar os efeitos da conjuntura económica Nacional e Mundial para atrairmos cada vez mais visitantes, investimento e novos residentes. É isso que estamos a fazer. Os números e as estatísticas oficiais é o que dizem e por mais que as vozes agoirentas e os discursos pessimistas o tentem esconder, V. N. de Poiares é hoje um concelho em franca expensão e desenvolvimento».

HOMENAGEM AOS TRABALHADORES
O momento alto da Sessão Solene foi a homenagem prestada aos trabalhadores do Município que perfizeram 15, 25 e 35 anos de serviço, atribuindo-lhes uma medalha de Bons Serviços Prestados.

Ao todo foram 22 os trabalhadores distinguidos, a quem o Presidente da Câmara Municipal fez questão de agradecer publicamente no seu discurso, «num gesto simbólico que, apesar do valor material residual (das medalhas), tem um valor significativo imensamente superior a muitos salários», estendendo o agradecimento «aos trabalhadores do Município presentes nesta sala e também aos que não estão presentes», porque, continuou, «sem a vossa ajuda não teria sido possível governar como governámos e atingir os resultados que atingimos».

homenagens trabalhadores


HOMENAGEM AO ILUSTRE POIARENSE PROFESSOR JOSÉ MORAIS
As cerimónias de comemoração do 43º aniversário da Revolução dos Cravos ficou ainda marcada pela homenagem a um ilustre poiarense e último presidente da Câmara Municipal antes do 25 de Abril, o professor José Morais.

Depois de recordado o seu percurso e atividade desenvolvida em prol do concelho, e na presença de dois familiares diretos (dois sobrinhos), foi descerrado um monumento no Bairro Social Professor José Morais, na localidade de Hortas, em S.Miguel de Poiares, com o busto deste ilustre poiarense que, assim, vê reforçada a sua homenagem e perpetuado com ainda maior ênfase o seu contributo para a história do concelho.

Presentes na cerimónia, os dois sobrinhos do Professor José Morais fizeram questão de agradecer publicamente a homenagem feita pelo atual Executivo ao seu tio, elogiando a ação do Município no reconhecimento público do mérito e contributo do Professor José Morais para o desenvolvimento do concelho.

homenagem prof morais