• Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

acid aereo carvalhoDia 9 Julho | 11h - Programa com Missa Campal e deposição de coroa de flores no monumento

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares e a Força Aérea Portuguesa (FAP) vão, no próximo domingo, dia 9 de julho, pelas 11h, prestar mais uma justa e sentida homenagem aos oito pilotos aviadores que há 62 anos perderam a vida na Serra do Carvalho, por ocasião dos festejos do Dia da Aviação.

As cerimónias decorrerão na Serra do Carvalho, com a celebração de uma Missa Campal de Ação de Graças e Sufrágio pelos mortos da Força Aérea, a que se seguirá a deposição de uma coroa de flores no monumento existente no local, altura em que, se as condições meteorológicas o permitirem, ocorrerá uma passagem de aeronaves da FAP completando assim a homenagem que anualmente procura manter viva a memória histórica do acidente ocorrido naquele local e que continua a ser o mais trágico da Força Aérea e também o maior do género a nível mundial.

62 anos depois do acidente, o infausto acontecimento será novamente assinalado, no próximo Domingo, numa cerimónia de homenagem aos oito pilotos aviadores falecidos, que contará com a presença do Chefe de Estado Maior da Força Aérea (CEMFA) e outros Oficiais Generais, bem como do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, para além das várias instituições representativas do concelho de Vila Nova de Poiares.

Recorde-se que para perpetuar a memória dos pilotos falecidos, foi erigido um Cruzeiro ao cimo da povoação. Simbolismo que foi reforçado no ano em que se assinalaram os 50 anos do acidente, com a inauguração do monumento “Voo dos Anjos”, numa rotunda à entrada de Vila Nova de Poiares, constituído por oito colunas encimadas por ‘asas’ representando cada um dos aviadores que pereceram no trágico acidente.

O fatídico acidente aconteceu em 1955, por ocasião dos festejos do Dia da Força Aérea, quando oito dos doze aviões que compunham a formação comandada pelo Capitão Rangel Lima, se despenharam em plena Serra do Carvalho.