• Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

poiartes 328ª edição de uma feira que tem crescido ano após ano

Chegou ao fim a 28ª edição da POIARTES – Mostra Nacional de Artesanato, Gastronomia, Caprinicultura e Mostra Agrícola, Comercial e Industrial, e o balanço foi extraordinário, ultrapassando as melhores expetativas, atraindo a Vila Nova de Poiares largas dezenas de milhares de visitantes.

As entradas livres não permitem aferir com exatidão o número de visitantes, mas o fluxo de entradas e saídas apontam para mais de 30 mil visitantes, ao longo dos 5 dias do evento, afirmando a POIARTES como um dos eventos de referência da região e do país.
A versatilidade do espaço da Alameda de Santo André conferiu à POIARTES a oportunidade de crescer em dimensão e qualidade, demonstrando a aposta certeira de há 3 anos, quando o atual Executivo decidiu deixar de realizar a feira no centro da vila, permitindo alargar o certame às áreas agrícola, comercial e industrial, transformando a POIARTES numa verdadeira mostra do que melhor existe no concelho.
A POIARTES 2017 foi sem dúvida a maior e melhor de sempre, contando com cerca de 200 expositores, nos diferentes setores, onde a preocupação com a qualidade foi o grande critério de seleção, em especial no artesanato, com a maioria dos artesãos a trabalhar ao vivo, garantindo a genuinidade e autenticidade do artesanato, mantendo bem vivas as raízes e as tradições deste certame.

Espetáculos Musicais de Grande Nível
Além do alargamento a outros setores, a aposta num cartaz musical cada vez mais arrojado e numa programação cultural diversificada, tem-se revelado como um dos fatores de sucesso da POIARTES, e este ano não foi diferente, não só com os ‘cabeças de cartaz’ Phil Mendrix, Mickael Carreira, Paulo Gonzo e April Ivy, mas também com as restantes bandas e DJ’s que compuseram toda a oferta de espetáculos musicais nos dois palcos do recinto.
Além da vertente musical, também a programação cultural foi reforçada, com uma animação de rua constante e com diferentes estilos, bem como a realização de várias peças de teatro infantil e algumas conferências temáticas, que enriqueceram ainda mais este evento.
As ofertas de lazer e diversão eram mais que muitas e para além dos tradicionais insufláveis, houve espaço para atividades radicais, com slide e escalada, ou até para umas voltas nos ‘carrinhos de choque’, que este ano também integraram o leque de animações da feira.

POIARTES em direto para todo o Mundo
O domingo foi um dos pontos altos da POIARTES 2017, com a realização do Programa Somos Portugal da TVI, que mais uma vez esteve em direto a partir do recinto da feira. Esta exposição mediática contribui não só para a atração de muito público, vindo das mais diferentes localidades da região, como permite que o nome de Vila Nova de Poiares e da POIARTES chegue aos ‘quatro cantos’ do mundo, fator reforçado ainda com a transmissão em direto dos espetáculos musicais em ‘live-streaming’ na página de Facebook do Município.
Ainda no domingo, e integrado na programação da POIARTES, decorreu também o X Passeio de Motas e Motorizadas Antigas, que contou com a participação de cerca de 250 ‘motards’ e ainda o XVI Capítulo da Confraria da Chanfana, que trouxe a Poiares confrarias vindas dos vários pontos do país.
A edição 2017 da POIARTES contou ainda com a passagem por Vila Nova de Poiares do 29º Passeio de Autocaravanismo, organizado pelo Clube Autocaravanista Saloio, e que representou o primeiro evento realizado do futuro parque de autocaravanas, instalado no Espaço de Apoio ao Visitante.

Bolo Solidário
Outro dos destaques da POIARTES 2017 foi a iniciativa “Bolo Solidário”, proporcionada por uma empresa do concelho, a Nutriva, construindo um bolo de 500 quilos, com a forma do concelho, numa verdadeira ‘maquete’ em 3D de Vila Nova de Poiares, que foi degustado pelos visitantes da feira, mediante a contribuição de pelo menos um euro, resultando numa receita que reverteu integralmente a favor dos Bombeiros Voluntários.
A maior originalidade é que, para além de ter a forma do concelho de Vila Nova de Poiares, não só nos seus limites geográficos, apresentou ainda representações características dos diferentes povoamentos e localidades.

Balanço Extraordinário
No encerramento da POIARTES 2017, que decorreu na passada segunda-feira, o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, fez um balanço extremamente positivo da edição deste ano da feira, «superou todas as expetativas, e não temos dúvidas de que a POIARTES é cada vez mais um dos maiores eventos que se realizam na região e no país», afirmou.
No seu discurso, aproveitou para agradecer aos expositores, aos parceiros de organização como a Associação Empresarial de Poiares, e ainda a toda organização, coordenada pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Artur Santos, não deixando de realçar o empenho e dedicação de todos os trabalhadores do Município envolvidos na organização do certame. «Sem eles, a POIARTES não era possível. Sou um presidente de câmara muito feliz por poder contar com esta equipa fantástica de mulheres e homens com quem tenho o prazer e privilégio de trabalhar», afirmou.

 

Veja toda a reportagem fotográfica em:
facebook.com/presidencia.vilanovadepoiares