• Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

 

poiartes abert

Abertura oficial com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

A cerimónia de inauguração da 30ª POIARTES ficou marcada pela homenagem prestada às artesãs Olinda Gouveia e Leonilda Silva, que desde a primeira edição sempre estiveram presentes, divulgando não só o seu artesanato, mas sobretudo as artes tradicionais poiarenses que constituem o ‘ADN’ deste certame.

Às homenageadas coube ainda a responsabilidade do ‘corte’ simbólico da fita inaugural do certame, numa sessão que contou com a presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, da presidente da CCDRC, prof. Ana Abrunhosa, do presidente da CIM-Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino, a par do presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Poiares, Nuno Lima Fernandes, acompanhado dos vereadores do Executivo, Artur Santos e Lara Henriques de Oliveira.

Na cerimónia de abertura oficial da 30ª POIARTES todos foram unânimes em sublinhar a importância destes certames para promover o que melhor se faz no concelho e na região, destacando a nova forma de fazer política deste Executivo, apostando no trabalho em rede e na criação de sinergias regionais de forma a ganhar escala e conseguir, em conjunto com os restantes municípios da região, atingir objetivos que, sozinhos, dificilmente seriam possíveis de alcançar.

Também o responsável do Governo, que também foi autarca, fez questão de estar presente na abertura da POIARTES, por «sentir a importância deste certame na promoção e divulgação dos serviços e produtos endógenos, e do papel que tem para a afirmação dos fatores potenciadores de atração turística e de investimento».

Ecoevento – aposta na valorização ambiental
Pela primeira vez, a POIARTES será também um ECOevento, em que, numa parceria com a ERSUC, são disponibilizados vários ecopontos de recolha de resíduos diferenciados, que serão devidamente valorizados, sendo que no final o valor do produto reciclado será entregue por sorteio a uma das instituições concelhias com presença nas tasquinhas.

Esta é também uma aposta deste Executivo que, em várias iniciativas tem vindo a concretizar uma política ambiental com adoção de medidas concretas que contribuem para a crescente consciencialização da importância de adoção de comportamentos e hábitos ‘amigos do ambiente’.