Evento afirma-se como um dos maiores da região e do país
O encerramento da 30ª edição da POIARTES – Mostra Nacional de Artesanato, Gastronomia, Caprinicultural e Mostra Agrícola, Comercial e Industrial, ficou marcado pela revelação do número de entradas registadas no certame e que ascendeu a 50.962 provando a capacidade de atração de visitantes deste certame.
Recorde-se que esta foi a segunda edição em que foi possível registar com precisão o número de entradas, mesmo apesar de não haver bilheteira, através de um equipamento digital especialmente montado para o efeito. Na sessão de encerramento o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, sublinhou a importância destes números, sobretudo pelo facto de nesta edição não ter havido o ‘factor televisão’ a influenciar a atração de visitantes, dado que a presença do programa de TV que aconteceu durante a tarde de sábado não constou do cartaz oficial e não aconteceu dentro do recinto da feira.
«Este número (50.962 entradas) comprova que a POIARTES tem capacidade de se afirmar por si própria e consegue reunir fatores de atração para os vários tipos de público, demonstrando ser cada vez mais um dos maiores eventos da região e um dos eventos de referência do país», referiu, perspetivando já a possibilidade da POIARTES crescer ainda mais, alargando a sua área de exposição, sem perder qualidade. «Não queremos crescer só em quantidade, mas também em qualidade e capacidade de atrair visitantes», apontou.
O mesmo responsável fez questão ainda de agradecer, não só a todas entidades parceiras do evento, mas sobretudo «aos artesãos, cuja qualidade e autenticidade permitem à POIARTES continuar a ser uma das maiores feiras de artesanato do país» afirmou, sem esquecer um agradecimento especial «a toda organização, coordenada pela vereadora com o pelouro da cultura e turismo, Lara Henriques de Oliveira, não deixando de realçar o empenho e dedicação de todos os trabalhadores do Município envolvidos na organização do certame. «Sem eles, a POIARTES não era possível. Sou um presidente de câmara muito feliz por poder contar com esta equipa fantástica de mulheres e homens sempre disponíveis para trabalhar e assegurar que nada falhe durante o certame», afirmou.
Apesar de manter bem forte a sua identidade de feira de artesanato, o que é facto é que a POIARTES tem vindo a crescer em dimensão e qualidade, incluindo também áreas agrícola, comercial e industrial, transformando a POIARTES numa verdadeira mostra do que melhor existe no concelho e na região.
A POIARTES tem vindo a ‘bater recordes’ ano após ano e, a edição de 2019 foi sem dúvida a maior e melhor de sempre, onde os mais de 50 mil visitantes puderam apreciar os produtos e serviços de cerca de 200 expositores, divididos pelos diferentes setores.
ECO-EVENTO
Esta foi também a primeira edição em que a POIARTES se afirmou como um Eco-Evento, numa parceria com a ERSUC, numa aposta também na vertente ambiental, e que disponibilizou um conjunto alargado de ecopontos por todo o recinto, permitindo aos expositores e visitantes fazerem a separação dos resíduos. Desta parceria resultará ainda uma componente social, na medida em que os resíduos recolhidos serão devidamente pesados e valorizados pela ERSUC, com o valor financeiro final recolhido a ser sorteado por uma das associações do setor das tasquinhas gastronómicas.
Espetáculos Musicais de Grande Nível
A aposta num cartaz musical cada vez mais arrojado e numa programação cultural diversificada, tem-se revelado como um dos fatores de sucesso da POIARTES, e este ano não foi diferente, não só com os ‘cabeças de cartaz’ Olavo Bilac, Anselmo Ralph e Bárbara Bandeira, mas também com as restantes bandas e DJ’s que compuseram toda a oferta de espetáculos musicais nos dois palcos do recinto.
Além da vertente musical, também a programação cultural foi reforçada, com uma animação de rua constante e com diferentes estilos, bem como a realização de várias peças de teatro infantil, que enriqueceram ainda mais este evento.
As ofertas de lazer e diversão eram mais que muitas e para além dos tradicionais insufláveis, houve espaço para atividades de aventura ou até para umas voltas nos ‘carrinhos de choque’, que este ano voltaram a integrar o leque de animações da feira.
Destaque ainda o ‘domingo em família’ que fez as delícias da ‘pequenada’ com os espetáculos da Heidi e da Abelha Maia, bem como para as atuações da CTEP – Companhia de Teatro Experimental de Poiares e o concerto final do Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão que teve lugar na noite de domingo.
Ainda no domingo, e integrado na programação da POIARTES, decorreu também o XII Passeio de Motas e Motorizadas Antigas, que contou com a participação de cerca de 200 ‘motards’ vindos de vários pontos do país e ainda o XVIII Grande Capítulo da Confraria da Chanfana, que contou com a entronização de novos confrades e que trouxe à POIARTES confrarias gastronómicas vindas de todos os pontos do país e ainda algumas estrangeiras.
«Terminada a POIARTES 2019, é já tempo de começar a preparar o certame de 2020, que queremos que seja ainda maior e melhor», afirmou o Presidente da Câmara Municipal.