• Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

Mercado municipal Large

Requalificação do edifício proporcionará melhores condições para comerciantes e consumidores

Já arrancaram as obras de remodelação do Mercado Municipal de Vila Nova de Poiares, intervenção que representa um investimento de 759.608,40€, financiado a 85% por fundos comunitários, e com um prazo de execução de 12 meses.

Com uma localização estratégica, junto à EN2, e ‘porta de entrada’ para o centro histórico da Vila, a profunda reforma que o Mercado Municipal será alvo «tem como grande objetivo criar mais e melhores condições de funcionamento para comerciantes e consumidores, mas, também, recuperar todo aquele espaço urbano, revitalizando o centro do Concelho», como refere o Presidente da Câmara, João Miguel Henriques.

Intervenção sustentável e ‘amiga do ambiente’

Uma das preocupações deste projeto de renovação incide na sustentabilidade e preservação ambiental, com «a remoção de todas as coberturas de fibrocimento (que contêm amianto), reduzindo desta forma os níveis de poluição do ar e contribuindo para a melhoria significativa da saúde pública, para além da criação naquele espaço de diversas zonas verdes com arborizações e ajardinamentos», como referiu o autarca.

Espaços mais acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida/condicionada

Em termos arquitetónicos, o grande destaque vai para a demolição das barreiras visuais e físicas nos limites do atual Mercado, apostando numa nova imagem mais moderna, com áreas mais amplas e melhores condições de circulação. No centro do complexo irá surgir uma nova ‘praça urbana’ onde se desenha um anfiteatro, o que permitirá criar um ponto de encontro dos cidadãos, enquanto que no acesso norte, junto à rotunda na EN2, surgirá uma nova entrada, com uma escadaria em curva, e com lettering “Mercado” a surgir com 1,80m de altura, assumindo-se como a imagem de marca do Mercado.

«Será verdadeiramente um ‘cartão de visita’ de Vila Nova de Poiares, redesenhando uma nova entrada na zona norte da sede de concelho, muito mais apelativa e convidativa, proporcionando uma nova imagem do nosso concelho», concluiu.

Refira-se ainda que, durante o período em que decorrerão as obras, o Município assegurou as condições de funcionamento do mercado com a instalação, junto ao terminal rodoviário, de uma estrutura amovível provisória (tenda) preparada para o efeito, dotada das condições de segurança adequadas e que possibilitará o decurso das atividades dentro da normalidade possível, nestes casos.