Cerimónias realizadas em Assembleia Municipal Extraordinária com intervenções de todas as forças partidárias
Foi em contexto de Assembleia Municipal Extraordinária que o Município de Vila Nova de Poiares assinalou o 47º Aniversário do Dia da Liberdade, numa sessão evocativa do dia da Revolução dos Cravos, onde foram também entregues medalhas por bons serviços prestados a funcionários com 15 anos de serviço, e onde houve oportunidade para apresentação da nova app Viva Poiares, da nova plataforma de serviços online e ainda do novo vídeo promocional do concelho.
Medalhas de Bons Serviços Prestados
No dia em que se assinalavam os valores de abril e da autonomia do poder local, o Município entendeu também ser o momento oportuno para entregar as medalhas de bons serviços prestados que, fruto do cancelamento da cerimónia do Feriado Municipal em 13 de janeiro, não puderam ser entregues nessa data.
Em causa a entrega de 5 medalhas de Bons Serviços Prestados, grau bronze, por 15 anos de serviço, aos funcionários Aldina Maria dos Santos Carvalho; Margarida Silva Santos; José Henriques dos Santos Duarte; Luís Filipe Rodrigues Costa e ainda Paula do Céu Bento Couceiro.
Na mesma sessão foram ainda apresentados os novos serviços online e a nova App VivaPoiares, bem como um novo vídeo promocional do concelho, uma aposta do Município numa maior proximidade com munícipes e visitantes.
A abertura dos discursos e da sessão coube ao Presidente da Assembleia Municipal, Nuno Lima Fernandes, que realçou as medidas tomadas de mitigação dos efeitos pandémicos, com reforço do apoio às famílias, às instituições e à economia local e recordou também o trabalho conjunto das diferentes forças partidárias que uniram esforços em torno de causas comuns, lembrando a moção conjunta aprovada sobre a APIN e os desenvolvimentos conseguidos na área da Saúde, a propósito das condições do Centro de Saúde local.
Terminou, dando os parabéns ao Presidente da Câmara Municipal por ter resistido às obras eleitoralistas e «por ter olhado para o que era importante, por ter canalizado esforços e verbas para apoio a quem foi afetado», citando o Tribunal de Contas que coloca Poiares como «o 6º município a nível nacional a alocar maior percentagem do orçamento à pandemia em 2020».
Voz a todos as forças partidárias
Como habitualmente acontece neste dia houve ainda oportunidade de dar voz a todas as forças políticas com assento na Assembleia Municipal, cumprindo um dos maiores desígnios conquistados com o 25 de abril, a liberdade de expressão e de opinião.
E se o membro independente Luís Santos, explicou os motivos da sua desfiliação do CDS-PP pela retirada da confiança política dos órgãos nacionais do partido, aproveitando para fazer um balanço da sua atividade desenvolvida no âmbito da Assembleia Municipal, já o PSD apontou críticas à ação do Executivo reclamando mais voz ativa, e mais trabalho conjunto entre todas as forças políticas, tendo o PS optado por recordar as conquistas e o trabalho desenvolvido nos últimos anos, bem como o cumprimento dos desígnios de abril por parte do atual Executivo.
Balanço de mandato com obras estruturantes
O Presidente da Câmara Municipal encerrou os discursos com um balanço de um mandato atípico, que teve de lidar com os incêndios de 2017, as tempestades Leslie e Elsa e ainda uma pandemia a nível mundial.
«Apesar de todas as dificuldades que atravessamos, e que tivemos que vencer durante estes quatro anos, apesar de não termos à nossa disposição os mesmos recursos que outros municípios têm, sobretudo enquanto não nos livrarmos definitivamente da monstruosa divida financeira que herdámos e que não nos permite dispor da mesma capacidade para realizar investimentos, ainda assim, vamos fazendo o nosso trabalho respondendo às necessidades do território e da nossa população», referiu.
«Nunca nos resignámos. Nunca deixámos de cumprir a nossa função e sobretudo nunca deixámos de procurar soluções para apoiar aqueles que passaram e passam por maiores dificuldades e que mais necessitaram da nossa ajuda», acrescentou dando conta do muito que foi preciso fazer para «redefinir estratégias, alterar prioridades».
Sublinhou o «conjunto de obras estruturantes para o nosso concelho que não deixaram de avançar em bom ritmo, como são o caso do renovado mercado municipal, que corresponderá sobretudo a um novo espaço de entrada na nossa vila, aberto à circulação de pessoas» e que «será o ponto de partida para a segunda fase de uma intervenção mais ampla irá permitir realizar a tão desejada requalificação de todo o espaço público urbano do centro da nossa vila».
Realçou «a primeira fase da construção do Polo II da zona industrial», acrescentando que «já estamos a trabalhar quer na alteração do Plano Diretor Municipal quer na elaboração de projetos para avançarmos rapidamente para a segunda fase deste investimento, até porque todos os lotes agora infraestruturados já estão comprometidos mesmo antes da conclusão das obras».
Apontou ainda que «durante este ano serão lançados os concursos para as empreitadas de remodelação e expansão da rede de saneamento básico num investimento estimado de cerca de 2 M de Euros».
O seu discurso não terminaria sem realçar que tudo o que se conseguiu fazer não é trabalho de um homem só, mas «um trabalho coletivo que envolve autarcas, técnicos e colaboradores do município. Uma boa equipa só pode ser construída quando existem bons executantes e, felizmente, o nosso município está recheado de muitos e bons executantes», concluiu.
Terminados os discursos e mesmo com condições meteorológicas adversas, face à chuva que se fazia sentir, no final da sessão ainda houve lugar à deposição de uma coroa de flores junto do monumento de Homenagem aos poiarenses que combateram na Guerra do Ultramar na Alameda Santo André.