• Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

inauguracao

No novo local funcionam já os serviços de Ação Social, Educação, GIP e CPCJ

Os Serviços Sociais e Educação do Município de Vila Nova de Poiares já têm novas instalações, inauguradas pela secretária de Estado da Ação Social, Rita da Cunha Mendes, numa cerimónia que decorreu este sábado, e integradas nas comemorações do Dia da Liberdade.

As novas instalações estão localizadas no edifício contíguo aos Paços do Concelho, no local onde funcionaram em tempos os serviços de Tesouraria da Fazenda Pública da repartição de Finanças de Vila Nova de Poiares, e que estava há vários anos inutilizado.

Recorde-se que o espaço foi solicitado à Administração Central e, concretizada a cedência, no âmbito do processo de transferência de competências para a Administração Local, o Município realizou as respetivas obras de recuperação e requalificação do espaço, transferindo para aquele local os seus Serviços Sociais e Educação.

João Miguel Henriques, Presidente da Câmara Municipal, aproveitou a presença da representante do Governo para reiterar o pedido de reforço da contrapartida proposta pela Administração Central no âmbito da transferência de competência em matéria de Ação Social que, para além de um novo recurso humano se compromete a transferir uma verba que ronda os 3.400 euros anuais, o que, na sua opinião «é demasiado redutor e que fica muito aquém do necessário para dar resposta às necessidades da população, indicando que o Município tem já um custo muito superior, mesmo sem as competências transferidas».

Já a secretária de Estado, Rita da Cunha Mendes, respondeu que a contrapartida proposta não é negociável, baseando-se em critérios iguais para os diferentes municípios e que incidem no que são as transferências sociais anuais já assumidas pela segurança social, no último ano. No entanto, afirmou-se disponível para encontrar outras formas de apoio e cooperação em áreas que possam complementar a qualidade de resposta social disponível no concelho.

A mesma responsável manifestou ainda a vontade de acompanhar mais de perto a ação dos serviços agora instalados num novo local, com mais e melhores condições. O repto foi prontamente aceite pelo Presidente da Câmara Municipal, convidando a Senhora Secretária de Estado para uma visita ao concelho e às suas IPSS’s para comprovar em in loco a dinâmica e ação de trabalho destas respostas sociais.

Neste espaço, devidamente requalificado e renovado passam a funcionar quatro áreas: Ação Social (atendimento e acompanhamento); GIP – Gabinete de Inserção Profissional; CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco e ainda a Área da Educação.