• Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

otlimage

Em causa as modalidades de Ocupação de Tempos Livres de curta e longa duração


Já estão abertas as candidaturas para o desenvolvimento do Programa OTL – Ocupação de Tempos Livres, nas duas modalidades de apoio, Curta e Longa Duração, promovido pelo IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) e com o apoio do Município de Vila Nova de Poiares.

Este programa visa proporcionar aos jovens, experiências em contexto de aprendizagem não formal ou em contexto ativo de trabalho, permitindo desenvolver capacidades e competências contribuindo para uma ocupação dos tempos livres de forma saudável.

Em causa estão duas modalidades, curta e longa duração. No primeiro caso, podem ser promotores de projetos jovens monitores com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, desde que em parceria com entidades como associações juvenis inscritas no RNAJ; clubes desportivos, associações de modalidade e federações desportivas; organizações não-governamentais; Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias e Mutualidades; Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia; outras entidades privadas sem fins lucrativos.

As áreas de intervenção prioritárias incidem nas temáticas da Transição Digital, Ambiente (ODS 14), Direitos Humanos, Combate à Exclusão Social e Direitos dos Animais, devendo as candidaturas serem apresentadas até 21 de maio. A duração do projeto deverá ter entre 5 a 10 dias, até 5 horas de ocupação diária dos jovens, e deverá ter entre 10 e 15 jovens participantes, dos 12 aos 17 anos.

Relativamente à modalidade de longa duração, podem ser promotores jovens dinamizadores, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, não podendo ser titulares de qualquer prestação de proteção no desemprego, sendo que os projetos devem ser desenvolvidos em parceria com as entidades referidas anteriormente. A realização dos projetos decorre até 30 de novembro de 2021, devendo ser apresentados até 30 de setembro. Deverão ter período mínimo de 264 horas e máximo de 396 horas, sendo que o período de ocupação diária dos jovens dinamizadores não pode ser inferior a três horas nem superior a seis horas.

As candidaturas das Entidades Promotoras, bem como a inscrição dos jovens, deverão ser feitas online através da nova plataforma informática dos Programas em https://programasjuventude.ipdj.gov.pt/otl/. Neste sentido, todas as entidades ou jovens (monitores e/ou dinamizadores), têm que estar devidamente registados na BDU em https://bdu.ipdj.gov.pt/register


Para esclarecimentos e/ou apoio os jovens interessados poderão contactar os serviços de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou telefone 964 038 645