Sessão contou com a presença de ex-alunos das áreas de Medicina, Gestão e Direito
Os Jovens Autarcas de Vila Nova de Poiares promoveram uma sessão online de Palestras Vocacionais, dirigida especificamente aos alunos do 9º ano do Agrupamento de Escolas, com vista a um melhor esclarecimento das suas dúvidas sobre as áreas vocacionais que irão escolher no seu futuro percurso escolar, tentando conciliar os seus interesses com as possíveis saídas profissionais.
Na sessão, que contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal e do diretor do Agrupamento de Escolas, estiveram presentes 3 ex-alunos da Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos, que se encontram a frequentar o Ensino Superior, nas áreas de Medicina, Gestão e Direito, que puderam partilhar com os alunos a sua experiência e a importância de olharem para as suas perspetivas em termos de futuro académico/profissional e refletirem nas escolhas que têm disponíveis.
Esta ação insere-se no conjunto de iniciativas que os Jovens Autarcas apresentaram no início do seu mandato, com vista a promoverem ações e projetos dirigidos aos seus colegas estudantes e que possam auxilia-los no seu progresso escolar.
Mais ações e outras temáticas
Refira-se que estão ainda previstas mais duas sessões deste género, em data ainda a confirmar, com temáticas de desporto, direito, medicina, administração e marketing, psicologia, fisioterapia e academia militar, conforme auscultação dos interesses manifestados pela própria população escolar.
Recorde-se que o Programa Jovens Autarcas é uma iniciativa que já se encontra na sua 3ª edição, e que tem vindo a ganhar maior visibilidade e reconhecimento junto da comunidade escolar e concelhia, contribuindo para um maior apoio e participação cívica dos jovens.
Este projeto replica o próprio processo eleitoral autárquico, com os candidatos a apresentarem-se a eleições, desenvolvendo os seus programas eleitorais e gerindo as suas próprias campanhas, com o apoio do Município, concorrendo ao cargo de ‘jovem presidente’ e assim experimentar o que é ser 'Presidente'.
Nos termos do regulamento deste programa, o executivo eleito contará com um orçamento de 10 mil euros, para a concretização do seu programa eleitoral e das propostas definidas pelo Executivo “Jovens Autarcas”.