Beneficiários de RSI pretendem criar espaço de produção e de venda de produtos biológicos, priorizando pequenas cadeias alimentares
A apresentação decorreu na reunião do Executivo Municipal, pelos próprios beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI), que deram conta do trabalho de aquisição de competências sociais e familiares que têm vindo a receber no âmbito do projeto “Voltámos à Casa da Luísa... agora com o Luís”, cuja entidade gestora é a APPACDM e promovido pelos parceiros no âmbito do Núcleo Local de Inserção de Vila Nova de Poiares.
Na primeira edição do projeto, estão envolvidos cerca de 20 beneficiários de RSI. O objetivo do projeto, para além de trabalhar as ‘soft skills’ dos beneficiários e família, potenciando as competências pessoais, sociais, familiares e profissionais dos beneficiários, potenciou também a participação e um maior envolvimento dos homens nas sessões realizadas e que, estrategicamente, abordam, através da educação não formal, assuntos como a violência doméstica, o alcoolismo, a saúde do homem e da mulher (saúde oral, higiene do corpo, doenças masculinas e femininas), a organização habitacional e a gestão doméstica, a igualdade de oportunidades e de género, os perigos habitacionais e das redes sociais, entre outras.
Uma das inovações deste programa reside no objetivo da integração dos beneficiários em mercado de trabalho e, sobretudo a autonomia e valorização pessoal, social e profissional.
O projeto, na sua primeira edição, com 11 módulos mais teóricos, teve inicio em Janeiro de 2020 e termina com um sub-projeto, mais prático e interligado com os sub-projetos das outras duas edições, o qual foi denominado a "Horta do Coração".
Assim, e na sessão "Dar Voz à Luísa e ao Luís", o grupo foi recebido pelo Executivo Municipal para apresentar e defender o seu trabalho, desenvolvido pelo grupo nas várias sessões realizadas. Assim foi apresentada a maquete do sub-projeto onde, os envolvidos se propõem desenvolver a produção de produtos hortícolas biológicos, tendo já em vista, nas próximas edições de prosseguimento do projeto com a criação da "Loja do Coração" procurando que, esta ideia de negócio, impactante a nível social, seja verdadeiramente autossustentável.
O projeto mereceu a aprovação e felicitação de todos os vereadores do Executivo, que se renderam à dinâmica e força de vontade dos intervenientes.
Para o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, «é extraordinária a capacidade de trabalho e de dinâmica que as pessoas conseguem desenvolver quando sentem que acreditam nelas», explicou, «referindo que é este tipo de projetos que o Município gosta de apoiar, promovendo a inclusão social e apostando na maior riqueza de um concelho, a matéria humana e a capacidade de desenvolver competências sociais geradoras de felicidade e bem-estar».
Refira-se que o projeto intitulado “Voltámos à Casa da Luísa... agora com o Luís”, foi alvo de candidatura a nível nacional, no âmbito do Portugal Inovação Social, e aprovada para 3 anos.