• Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

orcamentoparticipativo

Período de apresentação de propostas decorre até ao dia 30 de abril

A 6ª edição do Orçamento Participativo (OP) de Vila Nova de Poiares está de regresso, com a abertura do período para apresentação de propostas para ambas as vertentes, OP Jovem e Geral 2022, sendo que cada uma tem uma verba destinada de 25 mil euros.

Assim, e até 30 de abril, os interessados poderão apresentar as suas propostas, as quais deverão cumprir os requisitos de elegibilidade expressos no Regulamento, e que pode ser consultado no site do Município, em http://cm-vilanovadepoiares.pt/municipio/orcamento-participativo

Recorde-se ainda que no OP Jovem podem participar todos os cidadãos com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos que sejam naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no Concelho, bem como associações juvenis, enquanto que no OP Geral podem participar todos os cidadãos com idade superior a 35 anos, que sejam naturais, residentes ou trabalhadores no Concelho, assim como todas as pessoas coletivas com sede no Município.

De acordo com João Miguel Henriques, Presidente da Câmara Municipal, «o Orçamento Participativo de Vila Nova de Poiares contribui determinantemente para uma maior aproximação das políticas públicas às reais necessidades dos jovens e da comunidade em geral, ao envolver e promover uma progressiva participação de na discussão e elaboração do orçamento público municipal».

Para João Miguel Henriques, «com esta iniciativa estamos a consolidar a ligação entre a autarquia e os munícipes e, com isso, a reforçar os mecanismos de transparência e de credibilidade da administração, e, como consequência, a aperfeiçoar a qualidade da própria democracia», referiu.

O Presidente da Câmara Municipal terminou esperando «uma grande mobilização por parte de todos, proponentes e votantes, o que se traduzirá numa grande manifestação e participação cívica a exemplo do que tem sucedido nos anteriores, demonstrativo da vontade dos concidadãos em se envolver e manifestar a sua opinião».

Como referido, o período de apresentação de propostas agora iniciado decorre até ao dia 30 de abril, podendo a participação ser feita online, através da apresentação por email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ou presencialmente nas juntas de freguesia. Findo este período decorrerá a análise pela Comissão Técnica, que determinará a elegibilidade das propostas e se reúnem os requisitos necessários para passar à fase de votação, que decorrerá nos meses de julho e agosto.

Para mais informações poderá consultar o site do Município, em www.cm-vilanovadepoiares.pt/municipio/orcamento-participativo onde encontrará todas as informações para poder participar.