Carlos Lopes homenageado em cerimónia que reconheceu esforço e empenho de atletas e clubes
O Pavilhão Gimnodesportivo Municipal foi o palco da II Gala do Desporto de Vila Nova de Poiares, iniciativa que pretendeu destacar os atletas, clubes e associações que mais se distinguiram ao longo do ano, e que “contribuem para a promoção do desporto e do nome de Vila Nova de Poiares”, como referiu o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques.
Um dos pontos altos desta Gala foi a homenagem realizada a Carlos Lopes, uma figura ímpar do desporto nacional, e que em 1984 se tornou no primeiro Campeão Olímpico Português ao vencer a Maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Visivelmente emocionado, Carlos Lopes agradeceu a distinção, aproveitando para deixar palavras de incentivo e reconhecimento a todos os desportistas presentes.
Já João Miguel Henriques destacou a “história de dedicação e superação que constituem uma página de ouro na história de Portugal e que o tornam num ícone do nosso país. Muito obrigado, Carlos Lopes, pelo exemplo que deu e pela referência que é, sobretudo para todos aqueles que hoje praticam desporto”.
António Gomes (“Néné”) recebeu Prémio Alto Prestígio.
No total foram 11 as categorias em discussão, sendo que outro dos grandes momentos esteve guardado para a entrega do Prémio Alto Prestígio. António Gomes, ou Néné, recebeu a distinção das mãos de Carlos Lopes, ao som de uma ovação em pé de toda a plateia, sinal de reconhecimento de uma vida dedicada à promoção do desporto em Vila Nova de Poiares.
Quem também esteve em grande destaque foi o Karaté Shukokai de Poiares, ao arrecadar 5 troféus. Para além de Associação / Clube Desportivo do Ano, Marco Simões, conquistou o Prémio Treinador do Ano, João Marta a categoria Atleta do Ano na categoria sub-14, Beatriz Silva, Atleta do Ano na categoria sub-18, e David Silva, atleta do ano na categoria M18.
Os restantes troféus em disputa, foram ganhos pelo Atletismo da Associação Recreativa de São Miguel, na categoria Equipa do Ano, Isabel Ventura conquistou o Prémio Dirigente do Ano, a Junta de Freguesia de São Miguel de Poiares, o Prémio Incentivo, enquanto Rui Costa foi o vencedor do Prémio Distinção de Mérito no Desporto Escolar.
Por fim, o Prémio Reconhecimento do Município, da responsabilidade direta da Câmara Municipal que o atribui a um atleta convocado para as respetivas seleções representado o Concelho de Vila Nova de Poiares em Portugal ou no estrangeiro, e que este ano foi para Renato Santos. Refira-se que o jovem poiarense, atleta da secção de Cultura Física da AAC, alcançou no último Campeonato Europeu de Power Lifting o 1º lugar na prova individual de peso morto, na classe até 90kgs, com um peso total levantado de 232.5kg, registando ainda um 3º lugar na prova de até 100kgs.
Gala pretende promover o desporto no Concelho
A encerrar a cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal aproveitou para “felicitar todos aqueles que hoje foram nomeados e distinguidos. A Gala do Desporto é o espaço de excelência para divulgarmos o esforço e empenho daqueles que se dedicam de corpo e alma na prática ou promoção da atividade desportiva.”
João Miguel Henriques destacou ainda que “os grandes objetivos desta cerimónia passam ainda pela divulgação de toda a atividade desportiva de Vila Nova de Poiares, mas, também, proporcionar que mais praticantes se juntem à escola de virtudes que é o Desporto, seja através de uma prática de competição, lazer ou tão somente na procura de uma vida mais saudável”.
Refira-se por último, que a apresentação da Gala do Desporto esteve a cargo da poiarense Rita Feteira, jornalista do diário desportivo Record, e do locutor da MundialFM António Filipe. A animação musical foi de Christiane, Rodolfo Figueiredo e do grupo The Little Power, com a a Filarmónica Fraternidade Poiarense a realizar o acompanhamento musical durante toda a Gala do Desporto.