Associação oficialmente criada em Santa Marta de Penaguião
Um ano após a assinatura do protocolo de intenções no qual vários municípios manifestaram o interesse em aderir ao maior projeto turístico de Portugal que une as cidades de Chaves a Faro, Vila Nova de Poiares foi a Santa Marta de Penaguião assinar a escritura oficial da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 encerrando assim a primeira fase do projeto.
A escritura contou com a presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Dr. Carlos Miguel, e de representantes de vinte e um municípios de vários pontos do país, estando o Município de Vila Nova de Poiares representado pelo Vice-Presidente, Prof. Doutor Artur Santos, numa cerimónia repleta de simbolismo, onde os convidados puderam também assistir a uma mostra cultural e gastronómica, duas das bases da força turística da Associação.
O presidente da Câmara Municipal Vila Nova de Poiares, Dr. João Miguel Henriques refere que «este é um importante passo na criação deste projeto que servirá certamente de âncora para o desenvolvimento de diversas iniciativas de promoção e divulgação turística dos concelhos que são atravessados pela Estrada Nacional 2» .
«Ao longo desta rota podemos apreciar um ‘retrato’ de todo o país, conhecendo e percorrendo as culturas, tradições, usos e costumes das diferentes regiões, mas sobretudo, descobrindo as potencialidades turísticas e as maravilhas naturais e gastronómicas que cada território tem para oferecer a quem os visita», apontou, sublinhando que «esta será uma oportunidade única para desenvolver e capacitar estas potencialidades de cada município, em torno de um projeto comum, com uma identidade própria e transversal a todo o país».
O Vice-Presidente assinando em representação do Município de Vila Nova de Poiares
Para o autarca de Santa Marta de Penaguião e líder do projeto, Dr. Luís Machado “este é um dia histórico para o poder local de Portugal”, frisando e ressalvando ainda que este projeto “é um projeto de 31 municípios sendo a humanização e internacionalização da EN2 um dos objetivos primordiais do mesmo”.
Por seu lado, o Secretário de Estado felicitou todo o processo desenvolvido em torno do projeto, o seu mentor, bem como louvou a preocupação dos autarcas envolvidos na valorização do património local. Frisou saber perfeitamente o quão difícil é conseguir trabalhar com e numa Associação de Municípios acabando assim por dar ainda mais valor à recém-criada Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2. “Esta associação é realmente um feito magnífico, extraordinário!”
De realçar que, antes do descerramento simbólico e comemorativo da réplica do marco e da foto de família, o Salão Nobre dos Paços do concelho de Santa Marta de Penaguião recebeu a primeira assembleia geral da Associação na qual se elegeram os órgãos socais da mesma, sendo que o Município de Vila Nova de Poiares foi eleito para o cargo de Presidente do Conselho Fiscal.