Nova etapa do Projeto “Tecer a Prevenção”
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Nova de Poiares está a elaborar um documento estratégico e um plano de ação com vista a conhecer melhor a realidade e os riscos a que estão sujeitas as crianças e os jovens do concelho.
Trata-se do Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e dos Jovens do concelho, um documento estratégico de intervenção, definido no âmbito do Projeto nacional “Tecer a Prevenção”, lançado pela Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR), acompanhado de perto pela técnica interlocutora, Dra. Maria de Fátima Duarte.
Este é apenas uma das muitas ações que a CPCJ de Vila Nova de Poiares (presidida pelo vice-presidente da Câmara Municipal, doutor Artur Santos) tem desenvolvido, não só no âmbito do projeto “Tecer a Prevenção”, e que se consubstancia num trabalho intenso, em articulação com os demais parceiros sociais, promovendo um conjunto de importantes ações e iniciativas visando colocar o enfoque na prevenção dos diferentes perigos e riscos a que, hoje em dia, as crianças e jovens estão expostas, sem descurar o devido acompanhamento das situações sinalizadas e que, felizmente, fruto de uma intervenção pronta e adequada, têm tido resultados muito positivos.
Para o Presidente da Câmara, Dr. João Miguel Henriques, «esta é uma das preocupações deste Executivo, que tem apostado num acompanhamento real, no terreno, apoiado num trabalho de rede efetivo, com os diferentes parceiros sociais e articulado com a Comissão Nacional (CNPCJR)», acrescentando que «esta atuação permite não só o desenvolvimento de ações concretas e diferenciadas, como também uma avaliação contínua, conseguindo uma capacidade de resposta e intervenção rápida e eficaz», concluiu.