• Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

abast agua vvaide

Investimentos totais superam os 2 milhões de euros

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares está neste momento a proceder a diversas intervenções, em diferentes locais do Concelho, com o intuito de substituir a rede de abastecimento de água, já obsoleta e com constantes ruturas e, consequentemente, a rede de saneamento básico.

Em Mucela está praticamente concluída a intervenção onde foi substituída toda a rede de abastecimento de água e águas pluviais, faltando apenas a aplicação de tapete betuminoso nos arruamentos para a sua conclusão. Em Vale de Vaíde a obra de substituição da rede de abastecimento de água, saneamento básico, e aplicação de tapete betuminoso está já em estado avançado de execução, enquanto na Póvoa da Abraveia os trabalhos para a substituição da rede de abastecimento de água e aplicação de tapete betuminoso estão agora a ter início.

A curto prazo irão ainda arrancar as obras em Lombada e Cabeço de Celas, com substituição da rede de abastecimento de água, instalação de rede de saneamento básico e águas pluviais, e aplicação de tapete betuminoso. Também em Vale de Vaz e Castro/Ventosa a Câmara Municipal prevê para breve o início dos trabalhos que implicarão a instalação da rede de abastecimento de água, águas pluviais e aplicação de tapete betuminoso, obras há muito aguardadas pelas populações.

Refira-se que, no Orçamento para 2017, a Autarquia liderada por João Miguel Henriques inscreveu uma verba de cerca de 2,337 milhões de euros para o abastecimento de água, e de 856 mil euros para o saneamento básico, investimentos que foram definidos como a principal prioridade pelo Executivo.

Para João Miguel Henriques, Presidente da Câmara Municipal, «este investimento só agora é possível após a aprovação no final do ano passado pelo Tribunal de Contas do Plano de Ajustamento Municipal, na sequência da adesão ao Fundo de Apoio Municipal (FAM)».

O Presidente da Câmara recordou ainda que «as posições consonantes entre o FAM e a Autarquia durante a negociação do Plano de Ajustamento Municipal criaram as condições para, ao mesmo tempo que vamos pagando a dívida herdada, asseguramos uma margem de poupança que queremos usar para investir no Concelho, nomeadamente em áreas tão problemáticas e carenciadas como são o abastecimento de água e o saneamento básico».

Para além destes investimentos já em curso ou que irão arrancar a curto prazo, a Câmara Municipal irá ainda este ano remodelar as condutas adutoras de São Pedro Dias – Sobreira Redonda, São Miguel – Vila, a que se juntam a remodelação das condutas de abastecimento de água no Soito, Risca Silva, Paço e Olho Marinho, situações que urgem também uma intervenção rápida e profunda, e que juntas ultrapassam os 417 mil euros.

Refira-se, por último, que face ao volume de investimento que estas obras representam, são intervenções que terão necessariamente de contar com o apoio dos fundos estruturais europeus para a sua concretização.