fatos de carnaval

Com o apoio da Câmara Municipal, um conjunto de costureiras que participou no projeto “Fatos de Carnaval”, vai estar presente, na próxima terça-feira (4/03/2014), a partir das 16h00, no programa “A Tarde É Sua”, conduzido pela apresentadora Fátima Lopes, na TVI.

O projeto “Fatos de Carnaval do Centro Educativo de Arrifana” partiu de uma ideia da professora Maria da Luz Pedroso e que contou com a colaboração de costureiras e ajudantes de costura do concelho de Vila Nova de Poiares, docentes, educadora, assistentes operacionais e pais/encarregados de educação do Centro Educativo de Arrifana, Coordenadora do Curso Profissional de Cozinha, Direção do agrupamento de Escolas e Representantes da Associação de Pais, e Encarregados de Educação de Vila Nova de Poiares.

O projeto “Fatos de Carnaval” consistiu na confeção de figurinos de Carnaval para os alunos do Centro Educativo de Arrifana. Os fatos foram confecionados por costureiras da comunidade, residentes nas aldeias do Vilar, Louredo e Vendinha. A transformação de roupa usada em fatos de carnaval, coordenada pela professora Maria da Luz Pedroso, contou ainda com o apoio da Associação de Pais para compra de adereços (e outros), apoio logístico e registo fotográfico e videográfico, Coordenadora, formadores e alunos do Curso de Cozinha para confeção da alimentação, Direção do agrupamento e Coordenadora do Centro Educativo de Arrifana para disponibilização de logística e outros bens alimentares.

A originalidade e criatividade do projeto, que tinha como objetivos, a promoção da solidariedade intergeracional e o incentivo à participação da comunidade num projeto escolar, suscitou o interesse da TVI, que convidou este grupo de costureiras a estar presente em estúdio para, durante o programa, divulgarem o projeto e as atividades que desenvolveram e que culminaram com a participação no cortejo de carnaval do ano passado.