Protocolo de recolha de roupa e calçado usados
A Câmara Municipal e a “Associação Humana Portugal” assinaram um protocolo de colaboração para a recolha de roupa e calçado usados no concelho de Vila Nova de Poiares, associando-se ao projeto desta Associação, integrando uma rede que
já conta com a colaboração de mais de 240 entidades (públicas e privadas) e mais de 1700 contentores de recolha de vestuário.
Trata-se de um projeto sem qualquer custo para o Município de Vila Nova de Poiares que, pela cedência dos espaços para a colocação dos contentores de recolha (no centro da vila, Entroncamento de Poiares, S.Miguel e Arrifana/Santa Maria).
Este projeto demonstra mais uma vez que a Câmara Municipal está na primeira linha do apoio social aos mais necessitados, comprovando que, mesmo sem qualquer investimento financeiro, é possível apoiar projetos de âmbito social e de apoio aos mais desfavorecidos, basta para isso investir o capital mais importante de um povo, o seu capital humano e a sua vontade de ajudar os que mais precisam.
A “Humana Portugal” é uma associação não-governamental para o desenvolvimento, que nos últimos 16 anos, tem impulsionado e realizado programas de cooperação em Moçambique e Guiné-Bissau através de recursos obtidos a partir da gestão têxtil de roupa usada.
A roupa recolhida não tem que estar em completo bom estado, já que, para além de reutilizar a maior parte das roupas inutilizadas, através das suas lojas de roupa em segunda mão, a “Humana” facilita a reciclagem de roupa em mau estado que pode ser transformada noutros produtos.
Perto de metade de toda a roupa recolhida é enviada para países subdesenvolvidos, nomeadamente em África, onde também, com os fundos obtidos na gestão de roupa usada, são financiados projetos de cooperação internacional no âmbito da educação, saúde, desenvolvimento agrícola e comunitário, nomeadamente, em Moçambique e Guiné-Bissau.