• Jardim de Homenagem ao Poiarense

  • Capital Universal da Chanfana

Pin It

orcamento part escolas

Medida visa fomentar envolvimento dos alunos, o seu espírito de participação e cidadania

O Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares juntamente com o Município de Vila Nova de Poiares apresentou o Orçamento Participativo das Escolas (OPE), uma medida lançada pelo Ministério da Educação já este ano, numa sessão que serviu para divulgar em traços gerais os objetivos e as etapas do programa, e onde estiveram professores, alunos e demais entidades locais.

Na apresentação que decorreu na Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos, a Presidente do Agrupamento, Dra. Eduarda Carvalho deu ainda a conhecer o montante atribuído, no valor de 500€, definido em função do número de alunos do estabelecimento de ensino, e que será aplicado exclusivamente na melhoria da Escola, de acordo com as vontades dos alunos.

Município lança este ano Orçamento Participativo e Orçamento Participativo Jovem

Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, “a temática dos orçamentos participativos é muito importante e que deve estar na agenda de todos os agentes políticos. É vital combater o afastamento dos cidadãos das instituições, promovendo a participação cívica e a cidadania ativa.”

João Miguel Henriques lembrou que “o Município vai lançar este ano os Regulamentos para o Orçamento Participativo, aberto a toda a comunidade, e para o Orçamento Participativo Jovem, que como o nome indica, se destina à faixa etária mais jovem, e cujos investimentos terão lugar no exercício de 2018”

O Presidente da Câmara concluiu relembrando que “é determinante envolver os cidadãos, fomentando a sua participação no debate de ideias e nas decisões que nos afetam a todos, promovendo o sentido de participação democrática, como é também o caso do OPE, que valoriza as opiniões dos estudantes, combatendo o seu afastamento relativamente às instituições democráticas”.

Refira-se que o mote para o OPE, é o de “criar um mecanismo que permita aos alunos envolverem-se, ativamente, na melhoria das suas vivências, fomentando o espírito de cidadania, valorizando a sua opinião em decisões que os afetam diariamente.”

O OPE está estruturado em sete etapas, sendo que a primeira é a apresentação pública, seguindo-se o desenvolvimento e apresentação de propostas, que decorrerá até final do mês de fevereiro, e após o qual terá lugar a sua divulgação e debate. Para o Dia do Estudante está agendada a votação das propostas, enquanto a divulgação de resultados acontecerá até final de março. Posteriormente em maio será feito o planeamento para a execução da proposta vencedora, que deverá ser executada até ao final deste ano civil.